plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COMECE A SE PREPARAR

Confira os editais de concursos que devem ser lançados ainda este ano

Os candidatos inscritos no concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), que oferta 200 vagas para os níveis médio e superior, farão as provas na manhã e tarde deste domingo (19), mas para quem ainda está em busca do certame ideal para

Imagem ilustrativa da notícia Confira os editais de concursos que devem ser lançados ainda este ano camera Reprodução

Os candidatos inscritos no concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), que oferta 200 vagas para os níveis médio e superior, farão as provas na manhã e tarde deste domingo (19), mas para quem ainda está em busca do certame ideal para ingressar no funcionalismo público, o ano de 2020 reserva boas perspectivas no Estado. Um levantamento feito pelo site especializado em cursos preparatórios para concursos públicos, o Gran Cursos Online, aponta os principais concursos que já estão com bancas definidas no Pará e que, portanto, devem publicar editais em breve.

Entre os certames levantados pela plataforma, quatro já possuem bancas definidas, outros quatro já têm comissões organizadoras formadas e um está autorizado a ocorrer. Coach do Gran Cursos Online, Rodrigo Lima explica que dentro do processo de elaboração de um concurso público, os concursos com comissão formada estão na fase de avaliação da necessidade dos órgãos para definição de cargos a serem ofertados e demais detalhes, já os concursos que já possuem banca definida estão em uma etapa mais avançada do processo, situação na qual o edital pode ser publicado a qualquer momento.

Diante dessa perspectiva, o cenário previsto para o Pará na área de concursos públicos é considerado favorável neste ano de 2020. “Estamos entrando em um ciclo muito bom de concursos. Passamos por um período em baixa, mas estamos confiantes que 2020 será um ano excelente para concursos e o Pará será muito agraciado com esse ciclo”, avalia o professor Rodrigo Lima. “Temos vários concursos previstos para o Estado e alguns com banca já definida, então, quem é do Pará já pode se preparar para eles”.

MPPA

Entre os certames que já estão com banca definida, Rodrigo destaca o do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) como um dos mais esperados. “O edital do MPPA vem ofertando 15 vagas imediatas, além de 150 para formação de cadastro de reserva para o cargo de auxiliar de administração”, detalha. “Para Ministério Público essa é uma grande quantidade de vagas, então a expectativa é grande para esse concurso. Ele é o mais cotado de todos e deve chamar a atenção de todo o Brasil”.

Outro edital apontado pelo coach como bastante esperado neste ano é o da Secretaria Municipal de Educação de Belém, também com banca já definida. “Serão ofertadas 494 vagas, além da possibilidade de cadastro de reserva”, considera. “Já entre os que têm comissões formadas, apostamos bastante no do Detran (Departamento de Trânsito do Pará), que costuma ser muito procurado, e nos concursos da Polícia Civil e da Polícia Militar do Pará, que preveem uma boa quantidade de vagas”.

Orientação é investir na preparação antecipada

Diante das possibilidades, o coach reforça que é preciso cuidar da preparação. Como característica já conhecida, os editais costumam ser publicados poucos meses antes da aplicação das provas, daí a necessidade de iniciar os estudos até mesmo antes da publicação do certame.

“Recomendamos a toda pessoa que queira pegar uma dessas vagas que o momento de estudar é agora”, afirma. “A preparação efetiva tem que ser feita antes do edital porque existe um processo de evolução na preparação para o concurso público. Quando o edital for publicado, boa parte das matérias já tem que ter sido estudada. Após a publicação o momento é mais para o preparo fino”.

A recomendação de antecipação não significa dizer que não há possibilidade de vitória após a publicação do edital. Rodrigo reforça que há pessoas que conseguem um bom desempenho mesmo iniciando o estudo após a publicação do certame. De qualquer modo, o que o coach destaca que é preciso ter em mente é que a preparação para concurso público vai além do estudo do conteúdo.

“Não é só estudar. Para passar é preciso avaliar várias áreas da vida: cuidar do psicológico, estar com o emocional bem trabalhado e não descuidar da parte física também”, orienta. “A preparação para o concurso envolve uma série de variáveis que a pessoa tem que entender e o quanto antes ela começar, mais rápido vai entender como essa preparação tem que ser conduzida”.

CONCURSOS COM BANCAS DEFINIDAS

-Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região – O CRBM da 4ª Região abrange os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Roraima e Maranhão e já definiu o Instituto Quadrix como o responsável por organizar o seu próximo concurso. A perspectiva é de que o certame oferte vagas para cargos de níveis médio e superior.

-Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) - O Ministério Público do Estado do Pará deve publicar, em breve, edital de concurso ofertando 15 vagas imediatas, além de 150 para formação de cadastro de reserva para o cargo de auxiliar de administração. A banca escolhida é o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cetap). A publicação do edital estava prevista para novembro de 2019, mas o MPPA pediu revisão de cronograma, tendo em vista a publicação de editais por outros órgãos públicos, para oportunizar aos candidatos a participação em vários certames do Estado. Conforme publicação do Diário Oficial do Estado, o órgão abriu inquérito para rescindir o contrato com a empresa Cetap, porém, até o momento, ela continua como a banca organizadora definida para o certame.

-Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - A Secretaria poderá publicar um novo edital em breve, tendo em vista que a banca que organizará o próximo concurso foi escolhida e será o Instituto AOCP.

-Secretaria Municipal de Educação de Belém - A Prefeitura de Belém autorizou a realização do concurso público para a Secretaria Municipal de Educação para dois cargos de educação: professor licenciado pleno e de técnico pedagógico, ambos cargos de nível superior. A previsão é que o edital seja publicado até o fim de janeiro, ofertando um total de 494 vagas, além da possibilidade de abertura de cadastro de reserva. A banca organizadora é o Instituto AOCP.

CONCURSOS COM COMISSÕES FORMADAS

- Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) - Deve publicar o edital de seu concurso em breve. A comissão que organizará os trâmites iniciais do concurso já foi formada. O próximo passo é definir a banca que organizará o certame.

-Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará - O Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará já publicou a dispensa de licitação para a contratação da banca examinadora do seu concurso. O certame ofertará vagas para o cargo de Subprocurador do MPCM.

-Polícia Civil do Estado do Pará (PC-PA)- A Polícia Civil do Estado do Pará também se prepara para publicar o edital de seu novo concurso público em 2020. No momento, o processo está em fase da escolha da banca que organizará o certame. O concurso irá ofertar 1.495 vagas para cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista.

- Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) - Também está prevista para 2020 a realização de um novo concurso para a Polícia Militar do Estado do Pará. A previsão é que o próximo edital oferte 2.469 vagas e já conta com comissão formada.

CONCURSO AUTORIZADO

-Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Juiz) - O concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região está com o certame autorizado para o cargo de juiz. Porém, o órgão alegou falta de orçamento para fazer a seleção e o processo está paralisado.

CONCURSOS EM ANDAMENTO

- Tribunal de Justiça do estado do Pará (TJPA) - O último edital do Tribunal de Justiça do estado do Pará foi publicado em 2019. A prova ocorre neste domingo, dia 19 de janeiro.

- Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) - Outro concurso que foi publicado em 2019 foi o do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. A prova objetiva será aplicada no mês de fevereiro de 2020.

Fonte: Gran Cursos Online.

ORIENTAÇÕES

Uma dica do coach Rodrigo Lima para estudar é seguir a técnica do FARP – que significa fazer exercícios, assimilar a matéria, revisar e produzir material de revisão. A orientação é que esse modelo seja seguido para cada ponto do edital, conjugado com a realização de simulados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Estaduais

Leia mais notícias de Estaduais. Clique aqui!

Últimas Notícias