plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Governador assina decreto de convocação de 592 agentes prisionais aprovados em concurso

O governador Helder Barbalho assinou nesta quinta-feira (16) o decreto de convocação de 592 aprovados no concurso C-199/2, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os convocados assumirão o cargo de agentes penitenciários, somando-se

Imagem ilustrativa da notícia Governador assina decreto de convocação de 592 agentes prisionais aprovados em concurso camera Governador Helder Barbalho (c) no momento da assinatura do decreto de convocação dos concursados | Marcelo Seabra/Agência Pará

O governador Helder Barbalho assinou nesta quinta-feira (16) o decreto de convocação de 592 aprovados no concurso C-199/2, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os convocados assumirão o cargo de agentes penitenciários, somando-se aos 874 servidores efetivos que já atuam nas penitenciárias do Estado, oriundos do concurso C-204 da área meio (Ensino Médio e Superior, de Tecnologia, Saúde e Administrativo).

Em agosto passado foram nomeados 485 aprovados no concurso C-199. A segunda chamada contempla o excedente do mesmo certame. “São 592 novos colaboradores que chegam para nos ajudar a garantir com que o Estado tenha domínio sobre o cárcere, que seja um local adequado de ressocialização e, acima de tudo, um ambiente de dignidade. Esse é o nosso compromisso, e estamos focados para assegurar segurança para as pessoas, o cumprimento pleno das penas estabelecidas pela Justiça. Com esta nomeação, quero destacar que chegamos a 1.466 servidores nomeados efetivos só no nosso governo. Apenas como referência, quando chegamos em janeiro de 2019 apenas 18 servidores da Susipe, à época, eram efetivos”, afirmou o governador.

Compromisso - De acordo com o chefe do Executivo, a convocação reforça o compromisso do governo com aqueles que fizeram o concurso público. “Estão sendo nomeados, gerando emprego, oportunidade para quem passou, mas também qualificando essa mão de obra para bem servir à população deste Estado. Vamos, cada vez mais, trabalhar para garantir a paz e oferecer segurança para a nossa população”, reiterou o governador.

A posse dos servidores já está marcada para o próximo dia 13 de fevereiro. Os novos agentes passarão por formação, a ser aplicada por integrantes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). “Os nomeados no ano passado já entraram a partir de um padrão operacional nacional, estabelecido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Foram treinados pelos melhores agentes de 20 estados brasileiros que formam a FTIP. Portanto, vamos ter uma qualificação não só no aspecto quantitativo, como no qualitativo. Isso significa maior controle e qualidade de intervenção sobre o sistema prisional e, para a população, menos homicídios, assaltos e índices de violência decrescentes, já rebaixados em 2019”, acrescentou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Estaduais

Leia mais notícias de Estaduais. Clique aqui!

Últimas Notícias