plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
OPHIR LOYOLA

Gameterapia: uso de jogos eletrônicos auxilia na recuperação de pacientes 

Antes visto como parceiro do sedentarismo, o videogame deixou de ser opção exclusiva para quem deseja entretenimento. Hoje, é um recurso terapêutico utilizado por hospitais na reabilitação de incapacidades físicas e cognitivas. Em Belém, a equipe de Terap

Imagem ilustrativa da notícia Gameterapia: uso de jogos eletrônicos auxilia na recuperação de pacientes  camera O que antes era visto como forma de passatempo agora ajuda na saúde dos doentes | Reprodução/Ag. Pará

Antes visto como parceiro do sedentarismo, o videogame deixou de ser opção exclusiva para quem deseja entretenimento. Hoje, é um recurso terapêutico utilizado por hospitais na reabilitação de incapacidades físicas e cognitivas. Em Belém, a equipe de Terapia Ocupacional do Hospital Ophir Loyola usa a gameterapia na recuperação de pacientes em tratamento de doenças cerebrais no Instituto de Neurologia. A utilização de games de memória e softwares com sensores incentiva a atividade cerebral e auxilia na recuperação de movimentos.

“A prática combinada a outros métodos tradicionais ajudam a desenvolver capacidades e habilidades perceptomotoras por meio de atividades lúdicas que engajam o paciente. Os jogos eletrônicos ou programas com sensores de movimento aumentam a autoestima, a capacidade cerebral, a concentração, o equilíbrio, a tolerância e a integração social dos enfermos em diferentes condições de saúde”, afirmou a chefe da Terapia Ocupacional, Márcia Nunes.

Quem vê Maria Dantas,70 anos, bem-humorada e comunicativa, não imagina a história de vida cheia de dificuldades. Ela é paciente do Hospital Ophir Loyola desde muito nova, quando passou por uma cirurgia para a retirada de um nódulo no seio.

Os assuntos relacionados à família sempre a fizeram perder o sono, sobretudo quando estão ligados à memória do marido, falecido há 14 anos. A situação agravou com o quadro de depressão e ansiedade que a paciente acabou desenvolvendo.

Maria escondeu a situação da família. O filho Mailson Dantas, 29, só descobriu que a mãe precisava de terapia quando passou a acompanhá-la durante as consultas.

“Situações simples deixam minha mãe aflita. Uma delas é a permissão do táxi que era do meu pai e faz questão de manter, mesmo com a concorrência dos motoristas de aplicativos”.

Além do acompanhamento multidisciplinar, a paciente passa por sessões de gameterapia. “Eu gosto, acho divertido, estimula a concentração e tira o foco de coisas que não devem merecer tanta importância”, diz.

Gameterapia: uso de jogos eletrônicos auxilia na recuperação de pacientes 
📷 |Reprodução/Ag. Pará

O aposentado Nonato Baena faz tratamento contra fibromialgia, uma síndrome relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central, caracterizada por dor crônica que migra para diversas regiões do corpo. A patologia apresenta outros sintomas, como ansiedade, depressão e dificuldade em focar em atividades que demandem esforço mental.

“Eu comecei a perder memória recente, às vezes abro a geladeira e esqueço o que fui buscar ali. Com os games percebi uma melhora, consigo prestar atenção nas coisas”, afirma.

Os aspectos lúdicos dos jogos contribuem ainda com uma melhor adesão à terapia durante o período nas clínicas de internação. Essa é a situação de Maria Oliveira, 49 anos. Em março deste ano, começou a ter convulsões, perdeu o movimento do lado esquerdo e apresentou dificuldades cognitivas. Desde o início de julho está internada para investigar o motivo das várias lesões no cérebro.

“Estou na sexta sessão, no início não conseguia fazer as atividades e ficava sem paciência. Agora, além de uma maior concentração, meu humor também teve uma melhora significativa”, comemora.

O Instituto de Neurologia é composto pela neurocirurgia e neurologia clínica e oferta atendimento ambulatorial e hospitalar especializado, com planejamento clínico e tratamento individualizados, garantido por uma equipe multidisciplinar.

Somente após avaliação criteriosa, a neuropsicóloga encaminha os pacientes à gameterapia com a terapia ocupacional. São aplicadas duas sessões por semana, com duração de 30 minutos cada.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Estaduais

Leia mais notícias de Estaduais. Clique aqui!

Últimas Notícias