plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CERTAMES

Confira dicas de como aumentar as chances de passar em concurso

Milhares de pessoas em todo o Brasil pretendem ingressar num emprego público por meio de concurso. E estudam muito para isso. São os chamados “concurseiros”, que fizeram da aprovação uma meta. Mas não é nada fácil vencer os obstáculos dessa jornada. A con

Imagem ilustrativa da notícia Confira dicas de como aumentar as chances de passar em concurso camera Professor dá orientações para uma melhor preparação para concurso público e aprovados falam sobre como foi a rotina de estudos que resultou na vitória deles em certames. | Reprodução

Milhares de pessoas em todo o Brasil pretendem ingressar num emprego público por meio de concurso. E estudam muito para isso. São os chamados “concurseiros”, que fizeram da aprovação uma meta. Mas não é nada fácil vencer os obstáculos dessa jornada. A conquista da carreira pública depende não só do estudo, mas também de preparação emocional para se chegar lá.

A perspectiva no final do ano passado era de que pelo menos 229 mil novas vagas sejam lançadas esse ano no país, considerando concursos regionais e federais já autorizados. Em dezembro passado, no Pará, 20 certames estavam com inscrições abertas para 145 vagas imediatas e 72 de cadastro de reserva.

Se de um lado há os que estudam em busca do sonho do emprego público, há o outro lado da moeda: dos que finalmente conseguiram alcançar a meta e hoje comemoram a difícil conquista. O jornalista Igor Oliveira, 34, fazia provas para concursos desde 2011, tanto no Pará como em outros estados. “Houve ocasiões em que fiquei logo atrás do último colocado dentro do número de vagas. Nunca era chamado. Desanimava um pouco, mas continuei batalhando”, conta.

Igor Oliveira
📷 Igor Oliveira |Irene Almeida/Diário do Pará

Ele disse que continuou priorizando exercícios e buscando cada vez mais reconhecer o estilo das bancas examinadoras de cada certame. “Com o tempo, a gente vai percebendo que é mais importante como estudar do que o quanto estudar. Escolhi pela remuneração e pela estabilidade”. E o prêmio saiu. Igor foi nomeado em 2019 para o cargo de jornalista na Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Professor

Pedro Paulo Dias Bordalo Filho, 41 anos, teve mais sorte. Estudou apenas 6 meses e conseguiu passar na vaga de professor na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em 2009 (Belém) e 2010 (Castanhal). “Sempre quis trabalhar na minha área de formação e na área pública porque também sempre almejei a estabilidade para mim e para a minha família”, afirma.

Pedro Paulo Dias
📷 Pedro Paulo Dias |Irene Almeida/Diário do Pará

Ele estudou em horários vagos e nos finais de semana. “A maior dificuldade era ter o material para estudo sem poder pagar na época. Para isso pegava emprestado de amigos e tirava xerox”, relembra.

Pedro Paulo diz ter seguido uma espécie de “fórmula mágica” para alcançar seu objetivo: estudar sempre mas saber dividir o tempo com outras atividades, como fazer um esporte; se alimentar bem e ingerir bastante água, além de dormir bem para poder ter maior capacidade de absorção dos conteúdos”. Atualmente estuda para um cargo na Polícia Civil do Estado.

Os candidatos que se planejam têm uma importante vantagem sobre os demais concorrentes. Definir um objetivo e traçar planos para alcançá-lo é imprescindível para a eficácia do projeto profissional.

Dicas de preparação

Professor de administração para concursos há 27 anos, Petrônio Castro diz que para atingir a aprovação tão esperada num concurso público dentro do prazo desejado é preciso otimizar os recursos que estão à disposição do concurseiro, além de exercitar a técnica, motivação e disciplina constantes.

Castro, um dos sócios de um curso preparatório para concursos e que há 5 anos também coordena a “Loja do Concurseiro” (curso on-line), começou 2020 com 1,5 mil alunos matriculados, dá dicas para “concurseiros” experientes e, principalmente, para quem vai começar a jornada na busca por uma vaga no setor público. Confira abaixo.

Orientações

Foco

Escolha a área que deseja focar, pois existem muitas disponíveis, como judiciário, educação, saúde, polícia, legislativo, dentre muitas outras. É importante ter uma direção, pois cada concurso exige conhecimentos de disciplinas bem diferentes. Focar em uma área permite o aproveitamento de estudos de um concurso para outro.

Sem perder tempo

Não espere a publicação de editais para iniciar os estudos. Basear-se em editais anteriores é uma boa ideia para começar seu planejamento, além de priorizar inicialmente as disciplinas básicas que certamente farão parte do certame.

Regras do jogo

Quando o edital for publicado, decifre-o. O candidato precisa saber as “regras do jogo”: quantidade de questões de cada disciplina, peso de cada uma, pontuação mínima exigida, número de vagas, se existe cadastro de reserva, etc. Sem conhecer as regras é difícil dar direcionamento aos estudos.

Organização e disciplina

Faça um plano de estudos contendo as disciplinas necessárias a serem vistas e o tempo necessário para cada uma. Determine um tempo para estudar de forma presencial ou on-line, além de separar um tempo para estudar e revisar em casa.

Faça dos seus estudos uma rotina.

Preparação

Escolha a forma de preparação. Fazer um curso preparatório presencial ou on-line é extremamente importante para os iniciantes pois, além da experiência dos professores, os cursos produzem materiais específicos para a área que você escolheu.

Motivação

É importante estar motivado e focado no seu objetivo. O apoio da família e dos amigos ajuda muito, pois será necessário mudar completamente a rotina, deixando de lado muitas diversões e eventos sociais para se concentrar nos estudos.

Descanso

O candidato não pode passar todo o tempo estudando. Não é saudável e muito menos produtivo. É imprescindível montar um plano de descanso e reservar um tempo para o lazer. O corpo e a mente precisam estar em forma para poder assimilar e guardar as informações absorvidas ao longo do dia.

Pela chance de entrar no serviço público

Élcio Franco da Costa, 25, estuda e atua como pastor numa igreja evangélica no bairro do Souza, em Belém. Se mantém com a ajuda da mãe e com a venda de brigadeiros em sala de aula. Há 2 anos tenta um emprego público na área jurídica, desejo despertado quando estagiou na Defensoria Pública no seu último ano de faculdade.

Élcio Costa
📷 Élcio Costa |Wagner Santana/Diário do Pará

A principal dificuldade para o “concurseiro”, diz Élcio, é a ansiedade. “O desejo de aprovação é grande e, quando isso demora a acontecer, aparece o desânimo”. Élcio, que faz concursos há 7 anos mas só estuda para valer há 2, diz que concurso não é sorte. “Haverá momentos de solidão, de abdicar de diversão e ficar em casa estudando... Sacríficos são necessários e muitas vezes é difícil lidar com as responsabilidades diárias como casa, família, saúde, vida amorosa, dentre outras coisas”, comenta.

Estudar para concurso tem o valor de um sonho. “Qual o valor de um sonho? Custa o necessário para alcançá-lo. Então eu acredito que quando chegar o momento de entrar no cargo almejado não terá mais valor o dinheiro gasto, as noites não dormidas, a exaustão de ter que assistir aula após aula. Tudo terá valido a pena !”

Polícia

Márcio Felipe Martins Duarte tem 31 anos e trabalha na área da segurança. Assim como Élcio, se prepara há 2 anos para uma vaga de investigador da polícia civil. “Tenho muita vontade de seguir essa carreira, sem contar que todo ser humano busca sempre ter uma estabilidade”, afirma.

Márcio Felipe Martins
📷 Márcio Felipe Martins |Celso Rodrigues/Diário do Pará

Ele diz que, apesar do investimento na preparação ser alto com cursos, maratonas e material para transporte, internet, alimentação, tudo é válido para entrar na esfera pública. “Apesar de algumas mudanças nos últimos governos, conseguir uma vaga no serviço público é uma oportunidade que milhões de brasileiros querem. Continuarei tentando até conseguir”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias