Concursos

FIQUE ATENTO!

UFPA lança edital de seleção para mestrado profissional em ensino

segunda-feira, 02/09/2019, 18:36 - Atualizado em 02/09/2019, 18:36 - Autor: Redação


| Reprodução

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA), lançou o edital para o Processo Seletivo–Turma 2020 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com inscrições abertas de 9 de setembro até 17 de outubro de 2019. O edital pode ser conferido na íntegra pela internet, também acessível para Leitor de Tela Dosvox e NVDA e Libras.

Com Área de Concentração em Metodologias de Ensino/Aprendizagem, o PPGCIMES, por meio de seu mestrado profissional, possui o objetivo de formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa aplicada ao ensino.

Serão ofertadas 24 vagas, sendo 12 para a Linha de Pesquisa Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INovames), orientada às inovações em métodos e técnicas de ensino; e 12 para a Linha Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE), voltada para a concepção e o desenvolvimento de processos e produtos criativos para o ensino/aprendizagem.

INSCRIÇÕES

Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento. As inscrições devem ser efetivadas pessoalmente, pelo candidato ou por procurador legal, na secretaria do programa, localizada no prédio do Nitae. Para candidatos que residam fora da Região Metropolitana de Belém, é permitida também a inscrição via Correios, desde que postada até o último dia de inscrição.

PROCESSO SELETIVO

Contará com seis fases de seleção: inscrição e homologação das inscrições (eliminatória); Avaliação da Proposta de Pesquisa (eliminatória e classificatória); Prova Escrita (eliminatória e classificatória); Entrevista e Defesa da Proposta de Pesquisa (eliminatória e classificatória); Entrega da Comprovação do Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira (eliminatória) e Avaliação do Currículo Lattes (classificatória).

Os resultados para cada fase serão divulgados no site do Programa e afixados no quadro de avisos do Nitae2. Os critérios de aprovação em cada uma das fases, bem como a bibliografia da prova escrita, as orientações sobre isenção de taxa de inscrição e a interposição de recursos, além dos modelos e das orientações para as documentações necessárias e o calendário completo com as datas de realização de cada fase podem ser conferidos no Edital.

O candidato deve comparecer a todas as fases do Processo Seletivo, obrigatoriamente munido de documento de Identidade ou documento equivalente com foto, na forma da lei, além do comprovante de inscrição no Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2020, caso contrário, estará impossibilitado de realizar as provas.

No Processo Seletivo Turma 2020, o PPGCIMES não realizará prova de proficiência como uma das etapas do processo. O candidato que ainda não possua proficiência em língua estrangeira, tal como previsto no edital, deve ficar atento para a realização de provas de proficiência em língua estrangeira ofertadas pela UFPA ou por outras instituições que preencham os requisitos indicados.

(Com informações da UFPA)

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS