plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

RD tem Pará fora de lista violenta e Bolsonaro sem título

Coluna destaca ainda as comemorações de mais um ano da Rádio Clube, a mais antiga emissora de rádio do Estado

Imagem ilustrativa da notícia RD tem Pará fora de lista violenta e Bolsonaro sem título camera Relatório apontava as 50 cidades mais violentas do mundo onde Belém e Ananindeua sempre constavam | Reprodução

Os programas sociais e o investimento em segurança pública desenvolvidos pelo governo do Estado desde 2019 estão dando resultado. Com polícia mais presente nas ruas e o uso da inteligência como forma de combater a criminalidade, o Pará finalmente deixou a lista das 50 cidades mais violentas do mundo, ocupada por Belém até o ano passado. A capital paraense ocupou a 10ª posição em 2017 e o 12º lugar em 2018 no ranking das 50 cidades mais violentas. A redução foi de 68%.

MUVUCA

Deputados estaduais amazonenses retiraram apoio ao projeto que concederia o título de Cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro, com entrega prevista para ocorrer durante a visita de ontem a Manaus – hoje ele estará em Belém. A rejeição à honraria ganhou a adesão da deputada Nejmi Aziz (PSD), mulher do senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid. A viagem presidencial à capital baré tem a finalidade de inaugurar um puxadinho do centro de convenções Vasco Vasques, obra do governo Dilma Rousseff (PT) para a Copa do Mundo de 2014.

RÁDIO CLUBE

A Rádio Clube do Pará rememorou fatos históricos e trajetórias de seus profissionais mais antigos, ontem à noite, durante live especial para marcar os 93 anos de fundação da emissora. Primeira do Norte e quarta a ser inaugurada no Brasil, a eterna PRC-5 teve como fundadores Edgar Proença, Eriberto Pio e Roberto Camelier. Ao longo dessas nove décadas, a emissora se constituiu numa verdadeira escola do radiojornalismo, destacando-se no segmento esportivo, com ampla cobertura e liderança absoluta na audiência há vários anos.

DISTORÇÃO

Um dos filhos do presidente da República decidiu atacar diretamente o governo do Pará, distorcendo informação sobre distribuição de remédios não indicados para covid-19. Em março de 2020, no início da pandemia, quando pouco se conhecia sobre a doença, medicamentos foram comprados pelo Estado e disponibilizados aos médicos da rede pública de saúde, que tinham autonomia para decidir usar. À medida que as pesquisas provaram a ineficácia do tratamento precoce contra covid, os remédios foram imediatamente recolhidos pela Sespa – aliás, sob o protesto de bolsonaristas locais, que acusaram o governo de reter o tal kit.

PONTE

A Defesa Civil de Belém informou que a ponte do Cajueiro, em Mosqueiro, está em estado crítico de conservação por falta de manutenção corretiva e preventiva nos últimos quatro anos. Laudo produzido após vistoria técnica revela a necessidade de reforço estrutural e recuperação completa. O relatório aponta também a deterioração do concreto, o que deixa as ferragens aparentes e em processo de corrosão nas armaduras. Além de problemas no guarda-corpo, pilares e laje estão com as ferragens expostas. A Seurb será acionada para identificar possíveis irregularidades.

RECUPERAÇÃO

De janeiro a março de 2021, a Santa Casa de Misericórdia registrou 185 altas médicas de pacientes recuperados de covid-19. No total, 625 pessoas, entre suspeitos e confirmados com a doença, receberam atendimento especializado na instituição nos três primeiros meses do ano. Referência na atenção à gestante de alto risco e ao recém-nascido, o hospital atende 100% pelo SUS e funciona como unidade de retaguarda durante a pandemia. Atualmente, são 67 leitos clínicos e 45 leitos de UTI exclusivos para tratamento de Covid-19, entre adultos, pediátricos e neonatais.

LINHA DIRETA

Os aprovados no mais recente concurso público do Banpará, de 2018, devem ficar de olho nas convocações, que ocorrem mesmo com o prazo de validade do certame suspenso por causa da pandemia. Entre janeiro e o último dia 16 de abril foram divulgados 22 editais convocatórios.

Através de uma rede social, a secretária de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan, anunciou que em decorrência da estabilidade do cenário epidemiológico, o governo já está programando a retomada das provas dos concursos das polícias civis e militar, suspensas devido ao agravamento da pandemia.

Em fase de restabelecimento de recente problema de saúde, depois de ficar hospitalizada por uma semana, a jornalista Vera Castro retornará com sua prestigiada coluna no DIÁRIO no domingo, 2 de maio.

A Câmara Municipal de Marituba homenageou na sessão de ontem oito alunos da rede municipal, premiados na 23ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, promovida pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Será hoje, às 15h, com transmissão pelo YouTube, a primeira reunião regional da Mesa de Diálogo Permanente Catrapovos Brasil voltada à Região Norte, destinada a estimular o uso de alimentação tradicional em escolas indígenas, quilombolas e de povos tradicionais.

O presidente da subseção da OAB em Rondon do Pará, Maurício Machado, recebeu a doação de 28 livros da biblioteca do advogado Fidelis Paixão, que morreu de covid no início de março. As obras foram entregues pela irmã de Fidélis, Patrícia Martins Aguiar, e pela secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Rosa Maria Lima.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias