plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Deputado detona Bolsonaro na Alepa e Mosqueiro sem Enem estão no RD de hoje

Ao convidar os demais parlamentares para a inauguração do Porto Futuro, amanhã (13), que trará a Belém o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado estadual Francisco Melo, o Chicão, do MDB, criticou a parca atuação do governo fe

Imagem ilustrativa da notícia Deputado detona Bolsonaro na Alepa e Mosqueiro sem Enem estão no RD de hoje camera Veja mais na coluna do Diário do Pará desta quarta-feira! | Reprodução

Ao convidar os demais parlamentares para a inauguração do Porto Futuro, amanhã (13), que trará a Belém o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado estadual Francisco Melo, o Chicão, do MDB, criticou a parca atuação do governo federal no apoio aos Estados no combate ao Coronavírus. “Deveria ser um canalizador da união entre as unidades da federação”, lamentou Chicão na sessão da Alepa, referindo-se ao chefe da nação. Sugeriu que o Legislativo adote o luto oficial em razão do trágico registro de 100 mil vidas perdidas para a doença.

PORTO

O presidente da República chega a Belém nesta quinta-feira para participar juntamente com o governador Helder Barbalho da inauguração do complexo turístico Parque Porto Futuro, localizado na avenida Visconde de Souza Franco. A cerimônia deve ocorrer às 10h30. A informação foi confirmada pelo Planalto, mas a programação não foi divulgada. O Parque Porto Futuro é uma obra de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional. Na solenidade, Bolsonaro deve entregar a gestão do parque à administração estadual.

PROJETO

O projeto foi idealizado e lançado por Helder, na época em que era Ministro da Secretaria Especial de Portos, em 2016. As obras começaram em março de 2018, com Helder já à frente do Ministério da Integração Nacional. O complexo inclui a construção de ponte sobre o canal da Doca de Souza Franco, abertura da Rua Belém e, ainda, a criação de estacionamentos, praça gourmet, parque urbano e reforma da praça Magalhães. A localização é estratégica, a poucos metros da Baía do Guajará e no caminho para o centro histórico da capital paraense.

PREFEITOS

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) não gostou nada dos termos do relatório feito pelo governo federal apontando um ranking da atuação de governadores e prefeitos no combate à pandemia do novo coronavírus. “A FNP se manifesta, mais uma vez, lamentando a postura do Governo Federal de promover o confronto com prefeitos e governadores, ou seja, um confronto federativo. O documento preparado pelo Palácio do Planalto e enviado a parlamentares, com nomes de governantes de cidades que mais têm casos de covid-19, tem o objetivo de imputar responsabilidades, evidenciando o ânimo de apontar culpados”, diz a nota.

RESPOSTA

Para a FNP, “desde o início da pandemia o governo federal tem se esquivado das responsabilidades” e “atrapalha medidas implementadas por prefeitos e governadores para salvar vidas”. “As experiências internacionais comprovam que as ações coordenadas são as mais eficazes para enfrentar a covid-19, como vimos em reuniões com governantes locais de 18 países, promovidas pela FNP”, afirmam. O texto é uma resposta direta ao ranking produzido pela Secretaria de Governo e distribuído por aliados de Bolsonaro. Nele, o nome dos gestores aparece em destaque.

INDÚSTRIA

Depois dos problemas verificados no 2º trimestre de 2020, em razão dos efeitos drásticos da pandemia, a atividade industrial paraense reagiu em junho. No comparativo com o mês anterior, a produção cresceu 2,8%, configurando uma notícia extremamente positiva em comparação com a maioria dos Estados da federação. Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal da Produção Física (PIM-PF) Regional, divulgada ontem, pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, a produção industrial paraense apresenta crescimento da ordem de 0,4%.

LINHA DIRETA

A Câmara Municipal de Belém aprovou ontem moção de repúdio contra a coordenação do Enem- Inep, pelo cancelamento das provas do exame em Mosqueiro, ministradas nas escolas Padre Eduardo, Abelardo Conduru, Honorato Filgueiras, Manoel Leite e escolas particulares.

Segundo o autor, vereador Pablo Farah (PL), em 2018 as provas foram realizadas com mais de 550 inscritos e agora foi alegada falta de estrutura para o cancelamento. Para 2020 já existem mais de 750 alunos inscritos. Pablo protocolou um documento para o Inep, mas não teve resposta.

O Igeprev retomou o atendimento no horário de 8h às 15h, como ocorria antes das medidas de isolamento social. O presidente, Giusepp Mendes, cumpre determinações do decreto estadual que normatiza o retorno do funcionalismo. O agendamento continua a ser feito pelo site do instituto.

Gustavo Sefer (PSD) foi à tribuna da Alepa ontem para culpar “a mídia” por suposto atrito entre ele e o deputado federal Eder Mauro, do mesmo partido, quanto à definição do candidato à PMB. Negou desavenças e disse que, no momento certo, a sigla irá escolher o nome para o pleito deste ano.

A cartilha “Manejo do Caranguejo-Uçá”, que ensina o método de embalagem para transporte do caranguejo, já está disponível para produtores e empreendedores. O autor é o sociólogo Patrik Passos, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias