plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Candidatos reprovados por crimes tentam nova eleição para Conselho Tutelar

O secretário de administração penitenciária do Ceará, Luís Mauro Albuquerque Araújo, vem a Belém fazer palestra sobre o controle de presídios e combate às organizações criminosas. O Ceará é o Estado que mais conseguiu reduzir criminalidade neste ano, bate

Imagem ilustrativa da notícia Candidatos reprovados por crimes tentam nova eleição para Conselho Tutelar

O secretário de administração penitenciária do Ceará, Luís Mauro Albuquerque Araújo, vem a Belém fazer palestra sobre o controle de presídios e combate às organizações criminosas. O Ceará é o Estado que mais conseguiu reduzir criminalidade neste ano, batendo todos os meses recorde de queda. Desde que a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional, chegou ao Pará, em agosto e setembro, houve aumento na redução do índice de criminalidade de 26% para 38%. As ocorrências violentas diminuíram 50% em Belém e 58% em Ananindeua, comprovando as ações efetivas da Susipe e da FTIP.

AVIAÇÃO

A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, do Ministério da Economia, entregou ontem para gestão da Secretaria de Aviação Civil (SAC) o segundo lote de áreas da União, com 17 aeroportos civis regularizados. Os termos de entrega foram assinados pelo secretário da SPU, Fernando Bispo, e pelo secretário da SAC, Ronei Glanzmann. Dois municípios paraenses estão no lote de áreas transferidas à SAC: Altamira e Santarém.

HOSPEDAGEM

Os meios de hospedagem de Belém estão com 98% da capacidade ocupada para o Círio. É o que aponta levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará, a cinco dias da maior festa religiosa da Amazônia. Hotéis e pousadas do centro da cidade não têm mais leitos disponíveis. A lotação máxima foi alcançada na última semana de setembro. Atualmente, os meios de hospedagem associados ao SHRBS somam cerca de 13.500 leitos. Projeção do sindicato aponta crescimento de 4,9% na contratação extra de trabalhadores em relação a 2018.

ROMEIROS

Os peregrinos que chegam a Belém para participar do Círio podem se recuperar da longa caminhada em dois postos de acolhimento instalados pelo Poder Judiciário: no Fórum de Ananindeua (BR-316, Km 9) e na sede do TJPA, na avenida Almirante Barroso. Mais de dois mil romeiros receberão atendimento de primeiros socorros, hidratação e alimentação. A partir das 6h de quinta-feira, 10, equipes formadas por servidores e integrantes da Cruz Vermelha se revezarão em turnos de atendimento ininterrupto aos fiéis. A ação seguirá até a manhã de sábado, dia 12.

DEBATE

Ciro Gomes visita Belém neste fim de semana, chegando na sexta-feira, 11, para ficar por três dias. A primeira atividade do pedetista será um debate sobre Sustentabilidade na Amazônia, na UFPA, a partir das 15h de sexta-feira, no Espaço Recreativo Vadião, com a presença de representantes de estudantes, indígenas e quilombolas. Lá, Ciro concederá entrevista coletiva. No sábado, 12, o político cearense que ficou em 3º lugar nas eleições de 2018 participará da Convenção Estadual do PDT na Câmara Municipal de Belém (CMB), a partir das 9h. Domingo, acompanha o Círio.

DESMATADOR

A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve na Justiça a condenação de um fazendeiro pelo desmatamento de 694 hectares de floresta no Pará. Ele terá de pagar R$ 3 milhões para recuperar o local, que é de preservação permanente e de reserva legal. A degradação aconteceu na “Fazenda Nega Madalena”, localizada no interior da Gleba Carapanã, no município de São Félix do Xingu. Na ação civil pública proposta contra o infrator ambiental, a AGU pediu, além da indenização, o cancelamento do registro imobiliário e a reintegração definitiva da posse do imóvel ao Incra.

LINHA DIRETA

O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi registrou mais de cinco mil visitantes entre sexta e domingo no primeiro final de semana de outubro. O Aquário Jacques Huber, que reabriu as portas com a exposição Baleia à Vista, recebeu 4.398 pessoas entre sábado e domingo. A instituição completou 153 anos de fundação no domingo, 6.

A eleição realizada domingo para os Conselhos Tutelares reprovou vários candidatos que respondem a processos na Justiça, acusados de extorsão e estupro de vulnerável. Alguns dos repelidos nas urnas insistem em nova eleição, no afã de ganhar mais um mandato de quatro anos.

Por uma resolução inédita do Conselho Federal de Odontologia, o mandato do atual Conselho Regional (CRO-PA) será estendido até dezembro de 2021. A medida vale para todos os conselhos regionais e busca a unificação das eleições nacionais do órgão.

A Claro tem a internet móvel mais rápida do Pará, segundo Speedtest® by Ookla, líder global em aplicações de testes de banda larga fixa e móvel. Por essa razão, a operadora conquistou os prêmios Brazil’s Fastet Mobile Network e Brazil’s Fastest Fixed Network. Pela primeira vez, uma mesma marca é vencedora nas duas categorias.

Em virtude do Círio, a Prefeitura de Belém instituiu ponto facultativo na segunda-feira, 14. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira, 3. O PSM da 14 e as UPAs de Icoaraci, Sacramenta, Terra Firme e o Hospital de Mosqueiro funcionarão em regime de plantão.

Belém recebe hoje mais uma edição do show “Canções em Romaria”, homenagem que há 16 anos é realizada pelas cantoras Lucinnha Bastos, Andréa Pinheiro e Marianne Lima. O show, no Teatro do Sesi, tem repertório baseado em pesquisa das próprias cantoras e do diretor musical, maestro Luiz Pardal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias