Colunistas / Mauro Bonna

Mauro Bonna

Magazine Luiza e Havan prontas para abrirem lojas em Belém. Leia no Mauro Bonna

domingo, 07/04/2019, 12:07 - Atualizado em 08/04/2019, 16:43 - Autor: eu


Ver-o-Peso continua cedendo


Localizado em cima de uma camada de argila orgânica, material que nunca para de ceder, o Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, já com as torres inclinadas, hoje deve estar cedendo cerca de dois centímetros por ano. Movimento mais acelerado em função do tráfego pesado de ônibus e caminhões ao redor, segundo o especialista Nagib Charone. A prova disso é que ano após ano a maré invade um pouco mais.


Crise no setor da carne no Pará


Enquanto o Brasil cresce 30% nas exportações de carne, o Pará, dono do quarto maior rebanho bovino nacional e única pecuária com compliance ambiental, experimenta um período de crise em razão da baixa lucratividade no setor. O abate certificado por inspeção federal no 1º trimestre de 2019, em comparação com 2018, registrou queda de 21,86%. São números das 16 indústrias processadoras de carne que estão em operação no Pará. Juntas, geram em torno de 10 mil empregos diretos. Nesse mesmo período, a exportação de carne industrializada no Pará caiu 26%. O setor está dando férias forçadas e dispensando colaboradores.


Pobre indústria do Pará


O Pará sempre figura entre os melhores índices de crescimento industrial, mas, infelizmente, só mesmo no extrativismo mineral. Agora, oGrupo Suzano de Celulose e Papel, maior produtor do segmento, após a aquisição da Facepa em 2017, iniciou o desmonte de mais uma empresa paraense. Demitiu 130 trabalhadores só de uma vez na semana passada, que se juntaram aos mais de 60 do ano passado, e já garantiu que até o final de abril serão mais 100. Para tanto, contratou um escritório de RH para realizar as homologações, como manda a Reforma Trabalhista, deixando o sindicato da categoria administrando a crise social junto aos trabalhadores.


Suzano segue a todo vapor


Análise do sindicato do setor: com duas unidades novinhas, o Grupo Suzano não absorveu as máquinas antigas da Facepa, onde a mais nova em atividade tem 28 anos e a mais antiga 50 anos. Não combinam com a nova tecnologia do grupo, nas plantas de Mucuri (BA) e Imperatriz (MA), ambas com capacidade de 60 mil toneladas/ano, fazendo frente as pouco mais de 40 mil toneladas/ano das três máquinas existentes na Facepa. O filão da Suzano não foram as máquinas e, sim, os produtos que a Facepa detinha, com grande aceitação nos mercados Norte/Nordeste.


Tecnologia no Lago de Tucuruí


A UFPA lançou o primeiro edital de seu Parque de Tecnologia do Lago Tucuruí, o Tecnolago. Empresas interessadas em receber apoio para projetos inovadores poderão submeter propostas até 1º de maio. O Parque oferece apoio científico e tecnológico para propostas empreendedoras e para o desenvolvimento de soluções em ambientes de produção, em quatro categorias: Pré-Incubação Acadêmica, Pré-Incubação Regional, Incubação Empresarial Residente e Incubação Empresarial Associada.


Abuso


A transportadora Passarão (produtos da Zona Franca de Manaus) interrompe na marra o tráfego na Arthur Bernardes, em até 20 minutos, para a saída do comboio de suas carretas. Semob, ausente!


Internacional


A fotógrafa paraense Isabella Dias participou de campanha internacional da Dove, e emplacou fotos suas nos famosos painéis publicitários da Time Square, em NY.


Maniçoba


A chef Ângela Sicilia, com o seu Ravióli de Maniçoba, participará nesta quinta, em Parma, na Itália, como uma das três finalistas do concurso da Unesco entre as Cidades Criativas em Gastronomia.


Hospital


A Quadra Engenharia inicia nesta quarta o retrofit do hospital da Unimed Belém, na Castelo. Obra para dois anos.


Sushi


O Sushi Ruy Barbosa parte para a renovação completa de sua carta de drinques e vinhos elaborada pelo mixologista paulista Marco de La Roche, que assina a carta desde a inauguração em 2009. Ele mesmo faz o treinamento da brigada do restaurante. E nesta quarta, lançará três novidades em noite de Menu Especial.


Nazaré


Os Barnabitas à frente da Basílica estão concluindo um grande complexo empresarial na avenida Nazaré, antiga Policlínica Infantil. São mais de 2.200 metros quadrados, 50 vagas de estacionamento e 32 salas comerciais que já estão sendo ofertadas ao mercado para locação


Phebo


A perfumaria Phebo (hoje Grupo Granado) encerrou suas atividades em Belém. A localização da planta industrial em pleno Reduto dificulta a chegada de insumos e aumenta exigências de licenças. O desligamento dos últimos empregados marca o fim de um saudoso capítulo na história de Belém.


Fitness


Cleide Borsoi confirmou para o período de 24 a 26 de outubro, no Princesa Louçã, a realização do 24º Fitness Saúde.


Círio


Alubar Metais é novo patrocinador oficial do Círio. E a Gama Lopes vai patrocinar a Feijoada do Papai, em agosto, também em benefício do Círio.


Argumento


Eis a pauta do Argumento de amanhã: Nara d’Oliveira (Prazer em Trabalhar). E o deputado estadual Victor Dias (PSDB). Às 22h, na RBA.

Saúde


A Hapvida comprou a Infoway, empresa de gestão de saúde.

Remédio


A loja que a Drogasil inaugurou, em frente à Praça Batista Campos, é a 27ª no Pará e a milésima no Brasil.

Soja


Cerca de 30% da produção de soja brasileira já saem pelos cinco portos do Arco Norte.

Bucal


Hoje, a partir das 9h, na Praça da República, haverá uma manifestação do Soepa (Sindicato dos Odontologistas do Pará) contra os abusos dos planos de saúde bucal. A manifestação terá o apoio do CRO-PA.

Luiza


Alta cúpula do Magazine Luiza esteve na quinta, em Belém. Visitou todos os shoppings da cidade. Coisa para este ano.

Planetário


O Planetário Sebastião Sodré da Gama, em Belém, recebeu o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Segundo a Associação Brasileira de Planetários, o país conta com 41 planetários fixos, tendo apenas um na Amazônia, o de Belém.

Tartaruga


O Projeto Saruanã, uma parceria da UFPA, Prefeitura de Curuçá e comunidades de pescadores, acaba de soltar duas tartarugas marinhas em Abade. Nos últimos 10 meses, já totalizam 50.


Investimentos


Segundo especialistas, as operações de fusões e aquisição de empresas no Brasil podem crescer 20%, em 2019, caso seja aprovada a reforma da Previdência. Ela é vista como crucial para investidores nacionais e estrangeiros para criar um ambiente favorável aos negócios.

Alergia


Estamos na Semana da Alergia e a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – Pará, à frente Bruno Paes Barreto, realizará um trabalho de conscientização na imprensa e mídias sociais.

Dente


Como parte do ciclo de palestras gratuitas visando levar conhecimento aos seus profissionais, o CRO-PA promoverá amanhã, às 19h em sua sede, palestra de Sólon Couto, sobre Coaching na Odontologia.

Havan


Nesta semana, o Departamento de Arquitetura da Havan dará entrada, nos canais competentes, dos projetos das lojas na BR-316 e Augusto Montenegro. O plano prevê inaugurá-las antes do próximo Círio.

Energia


Agora no dia 26, na programação da Fenabel, palestra de Leandro Toledano sobre Energia Limpa. Ele é o empreendedor responsável pelo projeto Homebiogas e por tecnologias de energia renovável aplicadas pela ONU no Brasil.

Companhia


O médico e empresário Eduardo Nassar, titular da Companhia Belém Academia, está na Fibo, em Cologne, na Alemanha, considerada a maior feira fitness do mundo.

Bosque


Novidades no mix do Bosque Grão –Pará: Sapatinho de Luxo; The Saint Mafia Club, grife que veste Neymar e Daniel Alves, sob o comando do empresário Glauber Alves. A Chilli Beans cresce e vira loja. E a Kalunga abrirá ainda neste mês.

Pátio


O Pátio Belém apresentará novidades no mix: o odontológico Spa Implante, a casa de câmbio Monopólio, a loja de calçados masculinos Democrata, Assador Steak& Pasta, loja de cosméticos Bel Salvador, Clínica Sim, além da Tech Bentes, com tecnologia e celulares.

Shopping


Daniel Vieira, superintendente do Bosque Grão-Pará, é o novo coordenador da Abrasce no Pará.

Prevenção


Durante a noite nas lojas do Grupo Líder, empresas especializadas cuidam de dedetização, desratização, imunização, higienização, pulverização e desinfecção. Outras fazem o tratamento e análise da água. E bombeiros civis realizam um trabalho preventivo contra incêndio.

Village


A construtora Village retornará ao mercado. Já tem terrenos no Umarizal e em Batista Campos.

Umarizal


Apesar de se falar muito em crise, pelo menos três construtoras devem lançar nos próximos meses, no Umarizal, dois residenciais e um comercial. Sinal que apesar do medo, a confiança está melhor do que antes.

Canto
Cinco alunos do Instituto Carlos Gomes estarão em São Paulo, amanhã, participando das eliminatórias do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Eles foram acompanhados da diretora técnica Jena Vieira, que também é professora de canto lírico.

Mariscos
Começa hoje o almoço especial da Casa d’ Noca. Agora todos os domingos o cardápio terá pratos à base de peixes e mariscos.

Circular
Neste domingo, com sua 25ª edição, o Circular Campina Cidade Velha está de volta ao centro histórico da cidade, em mais de 40 ações culturais e espaços gastronômicos.

Reino Unido
Mário Guzzo Jr. é o representante no Pará do Programa Chevening/FCO de bolsas de estudos no Reino Unido. E com evento na UFPA, foi iniciada a etapa seletiva do programa.

EM ALTA
Ensino
O Grupo Ser Educacional (Unama e Uninassau) aumentou em 15,1% o número de novas matrículas de graduação, neste primeiro trimestre.
Gin
Lançamento mundial da marca, o gin Tanqueray Flor de Sevilla desembarcou no Veropinha.
Livro
Manoela D’Ávila lançará“Revolução Laura: reflexões sobre maternidade e resistência”, amanhã, às 17h, no Centur.

EM BAIXA
Patrimônio
A Sé precisa de cuidados das autoridades, em razão do trânsito intenso e pesado no seu entorno.
Imóvel
Existem cerca de 30 prédios com obras paralisadas em Belém. A crise persiste no setor.
Buracos
As próprias empresas de ônibus, que trafegam na Celso Malcher, estão bancando o conserto dos buracos.

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS