plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA DESTACA

Pará ganhará Rota Gastronômica de Mosqueiro

O Banco Inter, que junto com o Nubank, estão entre os maiores bancos digitais do Brasil, parte para uma estratégia agressiva de captação de financiamento imobiliário em Belém. Gerência exclusiva para o setor, atendimento em domicílio, crédito aprovado

Imagem ilustrativa da notícia Pará ganhará Rota Gastronômica de Mosqueiro camera Divulgação

O Banco Inter, que junto com o Nubank, estão entre os maiores bancos digitais do Brasil, parte para uma estratégia agressiva de captação de financiamento imobiliário em Belém. Gerência exclusiva para o setor, atendimento em domicílio, crédito aprovado em tempo recorde e prestação mensal capaz de concorrer com bancos tradicionais, como Caixa e Santander.

Varejo

De mulher pra mulher. Um projeto store in store, a Magalu ficará responsável pela categoria de tecnologia em mais de 300 lojas da Marisa.

Investimento em terminais portuários

São quatro os grandes empreendimentos logísticos no Pará, em compasso de espera por licenciamento ambiental. Cada um, entre estrutura de terra e embarcação, deve investir algo em torno de 650 milhões de reais. Seriam, portanto, 2,6 bi de investimentos, gerando dois mil postos de trabalho em dois anos de construção e quando inaugurados, uns 400 empregos diretos e três vezes isso em indiretos, aquecendo a economia com restaurantes, hotéis, postos de combustíveis, autopeças, etc. No âmbito municipal, são 5% de ISS sobre os serviços, e no âmbito estadual, o ICMS sobre o combustível abastecido em solo paraense.

Instituto Odontológico das Américas

Maior rede de pós-graduação em Odontologia do Brasil, a Rede IOA - Instituto Odontológico das Américas chega a Belém agora em 2020. Em um espaço de quase 1.000 metros quadrados, em Batista Campos, reunirá a especialização dos profissionais que antes precisavam ser feitas fora da cidade, além de uma clínica para atendimento público e prática dos alunos. À frente, os irmãos Sávio e Ivan Pinto Freire.

Rota Gastronômica de Mosqueiro

Iniciarão amanhã as atividades de formatação da rota gastronômica de Mosqueiro. A iniciativa integra o projeto de extensão universitária “Turismo e gastronomia criativos”, da Faculdade de Turismo da UFPA. Terá a coordenação do professor Álvaro Espírito Santo, que também idealizou as rotas da Comida Ribeirinha, do Queijo do Marajó e do Peixe da Esquina, esta, em Santarém. Os trabalhos na ilha contarão com a participação dos alunos do curso de Turismo do FormaPará, programa de capacitação desenvolvido pela Sectet, em parceria com as universidades sediadas no estado.

Embrapa lança o açaí “Pai d’Égua”.

Depois de mais de 20 anos de pesquisas, surge a nova forma de cultivar açaizeiro (Euterpe oleracea) irrigado de terra-firme da Embrapa, a BRS Pai d’Égua. A nova variedade, “nascida” de sementes coletadas em Afuá e Chaves, atende às principais demandas da cadeia produtiva do açaí: a produção na entressafra e frutos menores, que facilitam o processamento e rendem mais, características que agradam ao produtor e ao mercado. Segundo o IBGE, em 2018 o Pará produziu 1,4 milhão de toneladas do fruto, em áreas de várzea e plantios de terra-firme. Movimentou cerca de três bilhões de reais. De acordo com o Sindfrutas, o estado fica com 60% do açaí que produz, 35% vão para outras regiões do Brasil, Sudeste principalmente, e 5% vão para o Exterior - os EUA são o principal destino.

Belo Monte em plena capacidade

Acaba de entrar em operação comercial a 18ª e última turbina da usina hidrelétrica de Belo Monte. Com isso, passa a ter capacidade instalada de 11.233,1 megawatts e quantidade média de geração de energia de 4.571 megawatts, se mantendo como a maior usina 100% brasileira em operação no país. A energia fornecida pela usina deve atender a cerca de 60 milhões de pessoas (18 milhões de residências) no Brasil, o que equivale à população da Itália.

Sem grito

O empresário José Oliveira é só sorriso. O Grupo Formosa é o único do Norte listado na pesquisa da CVA Solutions, publicada pelo “Valor”, entre os supermercados regionais que lideram a preferência dos consumidores ao melhor custo-benefício. Três outras organizações receberam nota semelhante ao Formosa: Maxxi (atacarejo do Walmart), Bergamini (SP) e Coop (ABC Paulista).

Pombo

O urgente restauro da Capela Pombo não ata nem desata. O Iphan nacional, que vai financiar a obra, demora a analisar as planilhas e quando o faz já estão desatualizadas e pedem atualização. As chuvas estão chegando e a situação é crítica.

Soja

Itaituba cresceu mais de 500% em arrecadação nos últimos cinco anos, quando foram implantados os primeiros terminais logísticos em Miritituba. E tem muita demanda reprimida, porque a soja de quem não tem terminal aqui no Norte continua descendo para Santos e Paranaguá.

Voo

Em outubro, mês do Círio, o aeroporto de Belém registrou um crescimento de 1,7% em relação ao ano passado. No acumulado do ano, o incremento já é de 1,8%. Até o mês passado, passaram por Val-de-Cans, 2,9 milhões de passageiros.

Startup

Nesta terça, às 16h, no PCT Guamá, palestra de Rodolfo Bellesi sobre fundo de investimentos de capital destinado à aplicação em empresas inovadoras.

Bosque

A Livraria Saraiva ocupará o ponto que foi da Big Ben, no mix do Bosque Grão-Pará.

Fitness

Camila Gemaque, franqueada em Belém da loja Líquido, especializada em fitness, moda praia e casual, vai abrir uma loja no mix do Pátio Belém. Já inaugurada para as compras de Natal.

PET

Bianca e Alice Loureiro, com sua rede Pet Stop, ficaram com o imóvel que era ocupado pela Santo Remédio, na Diogo Moia. No lugar deve surgir uma megaloja como um supermercado de pets, para fazer frente à concorrência nacional que já sonda o mercado de Belém.

Argumento

Amanhã, às 22h, no Argumento da RBA: o presidente do Banpará, Braselino Assunção. E o urologista Aluízio da Fonseca, com as novidades no tratamento do câncer de próstata.

Florense

Elias e Luma Rêgo abrirão amanhã, em sistema de soft opening, a loja da Florense na Rui Barbosa. Coquetel oficial de inauguração no dia 10 de dezembro.

Ensino

A Fibra ganha status de Centro Universitário. Aguarda apenas a publicação da portaria pelo MEC.

Supermercado

A Associação Paraense de Supermercados (Aspas) vai reunir o staff supermercadista no próximo sábado, na AP, para o jantar de gala em homenagem aos Fornecedores Destaque 2019, eleitos por sua atuação no Pará, entre eles: Dismelo, Frimesa, Mariza e Mercúrio Alimentos.

Cérebro

A Supera, maior rede de franquias de escolas voltadas ao desenvolvimento do cérebro, vai abrir a segunda unidade em Belém. Depois da unidade na Generalíssimo, a da Batista Campos surge em frente à praça com 300 metros quadrados, focada em melhorar a atenção, concentração e memorização dos alunos.

Patins

O 17º Desafio Belém-Mosqueiro de Patins será no dia 15 de dezembro. São 75 quilômetros.

Comércio

Com a saída da Rebeca Confecções, um dos maiores e mais cobiçados espaços de venda do centro comercial de Belém já provoca disputas no mercado. São mais de 700 metros quadrados na Santo Antônio, próximos ao Magazine Luiza, com loja e mezanino. Negócio intermediado por Salomão Mendes.

Música

O empresário Constantino Gemaque vai abrir uma loja pop up do seu Mercadão da Eletrônica, no mix do Pátio Belém, com foco em instrumentos musicais. A operação funcionará de dezembro a março.

Americanas

A Lojas Americanas está apostando alto na campanha do Black Friday. Terá horário estendido em todas as suas lojas, entre os dias 28 e 29. No Pátio Belém, funcionará, no dia 28, das 9h à 1h de 29, sendo que as ações fortes serão das 22h à 1h. Na sexta, a loja abre das 6h às 23h.

Pátio

O Quiosque Bubblekill, bebidas e chás refrescantes, será inaugurado no dia 30, no mix do Pátio Belém. E no dia 1º de dezembro é a vez do Quiosque da Juruá, famosa operação de cosméticos e perfumaria artesanal.

Conforto

A SKY lança o SKY Pré-Pago Conforto. Com ele, a SKY atende com equipamento que já inclui 24 meses de programação e a possibilidade de aquisição de conteúdos adicionais variados, através de recargas.

Moda

O empresário Alexandre Gomes inaugurou ontem, no shopping Metrópole Ananindeua, a loja de moda masculina carioca AD Life Style.

Francês

O Grupo JC Maranhão promoverá coquetel na quinta, às 19h, para apresentação das novas lojas Peugeot-Citroën, na Jerônimo Pimentel.

Direito

Os advogados Clovis Malcher Filho e Renan Malcher, do Gama Malcher Advocacia, estão participando em Fortaleza do II Congresso Norte-Nordeste de Direito Comercial. No próximo ano, sob a coordenação deles, o III Congresso será aqui em Belém.

TV

O jovem repórter paraense Kenzô Machida, irmão de Lyoto, é a mais nova aquisição da CNN Brasil, baseado em Brasília.

Boxe

A tradicional academia de boxe de Ulysses Pereira deixou o Jurunas pelo Marco, na Lomas, entre Pedro Miranda e Marquês.

Transição

A Secretaria de Planejamento do TJPA, por intermédio da secretária Suely Azevedo, conduz atualmente a transição de duas serventias de grande porte na região metropolitana de Belém: o 2º Ofício de Imóveis e o 3º Ofício de Notas (Queiroz Santos). Procedimentos que exigem bastante lisura e tratamento justo, imparcial e equânime por parte da secretaria.

Coração

A aluna de Fisioterapia da Unama, Daniely Maciel, foi selecionada para residência do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.

Dívida

Cerca de 120 empresas participam do feirão on-line do SPC que vai até 15 de dezembro, com descontos de até 90%.

Delivery

O aplicativo 99 terá serviço de entrega de comida chamado 99Food.

Torres

O AVC levou um super parceiro deste espaço, Arnaldo Torres, o Atorres, chargista da coluna por 20 anos. Amigo, antenado, criativo e competente conseguia contextualizar a crítica com humor. Perda irreparável com imensa dificuldade de substituição.

EM ALTA

Vinho

A Grand Cru faz coquetel nesta terça, para comemorar 10 anos de sucesso em Belém.

Carne

Engrenou: o Pará tem exportado carne congelada semanalmente, via Vila do Conde, para a China.

AP

Alberto Serruya assina toda a decoração natalina da AP.

EM BAIXA

Loja

Revolta tipo boliviana no Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém (Sindilojas).

Crise

A difícil situação financeira do Grupo Jari impactou toda a região de Almeirim e Monte Dourado.

Floresta

Índice de desmatamento na Amazônia cresce 80% em setembro. O Pará continua o campeão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias