plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ANÁLISE

Nova contratação azulina e aposta bicolor são destaques na coluna do Gerson 

Nesta quinta (22), o colunista Gerson Nogueira faz análise das últimas experiências do Remo com "camisa 9" e a confiança dos bicolores no novo técnico

Imagem ilustrativa da notícia Nova contratação azulina e aposta bicolor são destaques na coluna do Gerson  camera Leão vai contra a "maldição" da camisa 9. Já o Paysandu procura solução mais conveniente | Reprodução

As últimas experiências do Remo com centroavantes não foram propriamente felizes. Passaram pelo Baenão sem deixar saudades Emerson Carioca, Neto Baiano, Jackson, Giovane e Zé Carlos. Ou oito ou oitenta: jogadores sem experiência ou com experiência demais. Jogadores de características diferentes, que não conseguiram se encaixar no esquema da equipe e acabaram por serem descartados.

Os tiros a esmo deixaram o torcedor traumatizado. Quando anuncia um novo contratado para a posição, a expectativa é sempre ruim. É justamente nesse clima que chega ao clube o centroavante Salatiel (foto), de 28 anos, com uma passagem quase inexpressiva pelo Náutico-PE, com a responsabilidade de afastar a maldição da camisa 9 leonina.

A referência que levou os azulinos a se interessarem por Salatiel é anterior à fase pernambucana. O Remo busca reeditar na Série C a excelente performance de Salatiel em 2019, defendendo o Sampaio Corrêa na Série C. Marcou 8 gols em 23 jogos e foi peça importante na campanha que garantiu a subida à Série B.

Há a esperança de que ele recupere com a camisa leonina a confiança perdida com a mudança para o Náutico, ocorrida no começo deste ano. Centroavante clássico, de bom porte para o jogo aéreo e movimentação na área, o jogador se define como um brigador em busca do gol.

Não conseguiu espaço nos Aflitos porque a opção do técnico Gilson Kleina foi por um ataque mais técnico, sem um jogador de referência.

Na mira do Leão desde setembro, o atacante demonstra ter consciência de que ganha a chance de se reinserir no mercado, vestindo a camisa de um time que tem como prioridade a conquista do acesso à Série B.

Como os projetos são coincidentes, é provável que o Remo tenha conseguido encontrar finalmente um centroavante-centroavante para as disputas na área. Com ele, Paulo Bonamigo terá uma alternativa quando for necessário explorar bolas paradas, coisa que o time atual não tem.

Já inscrito no Brasileiro – o nome saiu no BID de segunda-feira, 19 –, o novo comandante do ataque pode até estrear diante do Imperatriz, sábado à noite, no Mangueirão. Seria uma oportunidade e tanto, pois o time maranhense é o saco de pancadas da competição, ostentando a defesa mais vazada (27 gols em 11 jogos).

Como vinha treinando, foge ao perfil da maioria dos novos contratados, que chegam a Belém precisando de semanas, até meses, para alcançar o condicionamento ideal.

Mudanças de ares podem funcionar positivamente na carreira de profissionais da bola. Existem vários exemplos bem sucedidos de atletas que reencontram o melhor futebol quando chegam a um novo clube. No Remo, Salatiel terá que disputar lugar com Eduardo Ramos no centro do ataque e até mesmo com Tcharlles, que às vezes atua por ali.

Bonamigo tem sinalizado que pretende experimentar variações na maneira de explorar a força ofensiva. Salatiel passa a ser um peão importante do tabuleiro de xadrez azulino.

A surpreendente ressurreição do Galo Elétrico

Em três jogos, o Independente conseguiu fazer mais do que em todo o desenrolar da fase inicial da Série D. Venceu duas partidas e empatou uma, afastando-se da lanterna e passando a ocupar uma honrosa sexta colocação. Mais que isso: indica uma evolução que pode conduzir a uma reabilitação heroica dentro do torneio. É improvável que alcance a classificação, mas é certo que o time não é mais o mesmo de três semanas atrás.

Sob o comando do auxiliar Carlão, a equipe alcançou ontem, em Tucuruí, a segunda vitória, superando de virada o Vilhenense, de Rondônia. Os visitantes marcaram aos 24 minutos da partida.

O time veio determinado para o segundo tempo. Logo aos 15 minutos, o atacante Danrley Baião empatou desviando de cabeça um cruzamento de Ezequias. Aos 27’, Danrley finalizou, mas o goleiro deu rebote. Gabriel, bem posicionado, aproveitou e desempatou.

Com sete pontos, o Galo Elétrico deixou de lado a má fase e a condição de saco de pancadas oficial do grupo. Recuperou o respeito e o amor próprio. Talvez a receita de simplicidade utilizada por Carlão seja responsável pela empolgante transformação

PSC aposta na solução mais barata e conveniente

A segunda troca de direção, em 30 dias, dá a exata noção dos problemas encarados pelo PSC em meio à fase de classificação da Série C. A saída repentina de Hélio dos Anjos foi seguida, agora, de uma liberação que parece ter sido solicitada pelo substituto, Matheus Costa.

Depois de quatro resultados insatisfatórios, a queda de Matheus era previsível, embora estivesse mais ou menos definido que ele continuaria a dirigir a equipe até o compromisso de sábado contra o Treze, em João Pessoa. Cheguei a projetar que ele não resistiria a um novo insucesso.

Ontem pela manhã, as previsões se confirmaram, embora a rápida contratação de Matheus pelo Operário-PR (que disputa a Série B) tenha deixado claro que ele optou por pedir demissão.

De imediato, veio a dúvida quanto ao substituto. Leandro Niehues (foto), que já ocupou interinamente o cargo algumas vezes, foi designado para comandar temporariamente o time em João Pessoa. A explicação para a escolha é óbvia: ninguém na atual estrutura do futebol detém tanto conhecimento sobre os jogadores quando o auxiliar técnico.

A boa condução que deu ao time no jogo diante do Ferroviário, em Fortaleza, contribuiu para a decisão da diretoria. Ao mesmo tempo, serve para acalmar a fúria da torcida, que se mostra cada dia mais agastada com os maus passos do time no campeonato.

Leandro é no momento a melhor das opções, pelo fato de conhecer bem o elenco e dispensar aquele tempo de adaptação normal que um novo técnico teria que cumprir, o que tornaria a situação muito mais dramática, visto que a etapa classificatória da Série C só tem mais sete jogos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias