plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BREJO GRANDE DO ARAGUAIA

Agricultura familiar ganha força com criação de nova feira

Famílias do Assentamento Canaã em Brejo Grande do Araguaia ganharam uma nova feirinha que vai possibilitar a comercialização de suas produções, que incluem frutas, legumes e derivados de macaxeira como goma e tucupi

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Agricultura familiar ganha força com criação de nova feira camera Feira de Agricultores vai comercializar os produtos da agricultura familiar de Brejo Grande do Araguaia | Reprodução

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Prefeitura Municipal de Brejo Grande do Araguaia, inauguraram nesta quinta-feira (9), uma Feira de Agricultores do Assentamento Canaã, localizada na Rodovia Transamazônica km 120 – Posto Fiscal – Vila Jarbas Passarinho, em Brejo Grande do Araguaia, sudeste do Pará. O município fica localizado a 100 quilômetros de Marabá, é tem se destacado na implementação de técnicas para apoio à agricultura familiar.

A inauguração aconteceu a partir das 7h. Na ocasião, foi servido um café da manhã, em seguida uma solenidade com a presença do Prefeito Jesualdo Nunes Gomes, Vereador Valdizão da Pesca, Coordenador Local da Emater – Pará Abraão da Gama Lima, Gerente do Sicredi, Secretários e Lideranças Comunitárias.

A Feira de Agricultores Assentamento Canaã, inicialmente conta com 20 participantes (feirantes) cadastrados. A comercialização acontecerá todas as quintas-feiras a partir das 7h, se estendendo por todo o dia.

Veja também:

Os principais produtos da Agricultura Familiar que serão comercializados nesta feira são: animais vivos e abatidos (galinhas caipiras, pato, suíno, bovino e peixes), cereais (feijão, amendoim, milho), frutas naturais e beneficiadas (acerola, goiaba, cupuaçu, manga, bacaba, açaí, graviola, cajá, caju), verduras (cheiro verde, alface, pepino, quiabo, maxixe, cebola, tomate, pimentas), macaxeira, farinha e demais derivados da mandioca(tapioca, tucupi, puba).

O Assentamento Canaã é uma antiga área do Projeto Casulo criado pelo Incra, que depois passou o domínio para a Prefeitura. A ocupação e produção existem há mais de 20 anos. As propriedades tem áreas de meio a quatro hectares. A Prefeitura e Câmara de Vereadores recentemente se comprometeram com a regularização fundiária (emissão da documentação para os agricultores).

As famílias comemoraram a criação da feira que teve o apoio técnico da Emater
📷 As famílias comemoraram a criação da feira que teve o apoio técnico da Emater |Divulgação/Emater

A agricultora familiar Joveline Marques Ramos, conhecido como “Jô”, de 39 anos, casada com Maciel da Silva Santos, mãe de quatro filhos, foi quem teve a idéia de se criar uma feira na região. Há quase dois anos, deixaram Goiás para morar na zona rural do Pará. “já estou ansiosa arrancando macaxeira, tirando pimentas e pegando os tambaquis para vender na nossa feira”, contou ela.

O médico veterinário Abraão da Gama Lima Coordenador Local da Emater em Brejo Grande do Araguaia informou que “em agosto de 2023 foi ministrado um excelente curso sobre piscicultura, temos prestados outros serviços de ATER: compras públicas, regularização ambiental e acesso ao crédito rural.”

O vereador Manoel Valdimiro Jardim Martins, 68 anos de idade, conhecido com Valdizão da Pesca, é um dos apoiadores dos agricultores na região. Ele também é presidente da Colônia de Pescadores Z-103 falou sobre a criação da nova feira. “Nossa expectativa é grande por criar uma feira da agricultura familiar na nossa região”, contou. “Temos apoio total da Prefeitura, Câmara e outros parceiros, tendo como objetivo melhorar a renda, contribuir com o desenvolvimento regional, e sobretudo a melhoria das condições de vida das pessoas”, salientou.

A comercialização acontecerá todas as quintas-feiras a partir das 7h, se estendendo por todo o dia.
📷 A comercialização acontecerá todas as quintas-feiras a partir das 7h, se estendendo por todo o dia. |Divulgação/Emater

Para o Supervisor da Emater Regional Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo, pontuou que “esta comunidade denominada Assentamento Canaã em Brejo Grande do Araguaia é um exemplo do trabalho de Ater Continuada que estamos propondo, intenção é que possamos oferecer um serviço de assessoria de um ano ou mais que inicia com um contato, vem as visitas, um diagnóstico, as capacitações, o acesso as diversas políticas públicas, credito rural. É uma Ater contínua e permanente. O caso da Feira é um nível importante de comercialização no mercado local.”

No processo de consolidação da Feira a Prefeitura dará total apoio por determinação Prefeito Jesualdo Nunes Gomes. A Emater – Pará apoio e assessoria. Através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a Analista Técnica de Agronegócio Malu Maia dará um curso sobre custo de produção, margens de lucro (preços), mercado e atendimento.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Outras

    Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

    Últimas Notícias