plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

13 Curiosidades sobre a Islândia que farão você querer se mudar pra lá hoje mesmo

A Islândia é um país pequeno, com uma população de cerca de 350.000 pessoas. É considerado um dos países mais felizes do mundo, graças à sua natureza, criminalidade quase nula e direitos que são respeitados. Trata-se de um país excelente para s

A Islândia é um país pequeno, com uma população de cerca de 350.000 pessoas. É considerado um dos países mais felizes do mundo, graças à sua natureza, criminalidade quase nula e direitos que são respeitados.

Trata-se de um país excelente para se viver, onde educação e saúde de qualidade são garantidas a toda a população. Já imaginou morar em um lugar assim, que se assemelha a um verdadeiro paraíso? Confira algumas curiosidades que farão você fazer as malas hoje mesmo.

1 – A língua islandesa praticamente não foi alterada desde o século XII

Os islandeses são muito orgulhosos de sua língua. Nos tempos antigos, as relações sociais foram mantidas na pequena ilha, o que garantiu uma grande estabilidade da língua. A Islândia também lidera o mercado de livros: lá mais livros são publicados por ano do que em qualquer outro país. Isso prova a preocupação das pessoas com os estudos e com a cultura.

2 – Aquecimento central gratuito

90% das casas na Islândia são aquecidas por água quente de fontes termais. Essa água vem dos poços e as instalações geotérmicas suprem todas as necessidades de aquecimento do país, as quais os cidadãos não têm que pagar.

3 – Educação gratuita

O investimento em educação é fundamental para que um país possa crescer, e o governo da Islândia entende muito bem isso. As escolas da Islândia são gratuitas, e a mensalidade da universidade é muito baixa, o que torna o ensino superior acessível a todos. Além disso, na Islândia, o nível de alfabetização da população é maior do que em qualquer outro país.

4 – Jón Gnarr Kristinsson já teve várias profissões antes de se tornar prefeito

Antes de ser eleito prefeito na Islândia, Jón Gnarr tocou em uma banda de punk rock, foi taxista, enfermeiro de um hospital psiquiátrico, trabalhou na fábrica da Volvo na Suécia e também foi comediante. Alguns dos resultados da sua gestão foram: uma reestruturação completa em finanças, construção de dezenas de quilômetros de ciclovias e o crescimento do turismo em Reykjavik.

5 – Não há hospitais particulares

O governo islandês se preocupa bastante com a saúde da população. A medicina pública oferece atenção completa à população, e não há necessidade de instituições privadas de saúde. Por lá não há pessoas aguardando durante horas para serem atendidas e sofrendo nas filas dos hospitais. O sonho de qualquer país.

6 – Todos os cidadãos da Islândia têm acesso a uma base de dados genealógica

O site Íslendingabók é uma base de dados que contém informações sobre os laços familiares de todos os islandeses a partir do século XVIII. O fato de a população ser muito baixa ajudou a ele ser desenvolvido. Muitos islandeses usam este site para verificar se o novo amor deles não é da sua própria família.

7 – Na Islândia eles acreditam em trolls e elfos

De acordo com o folclore local, os trolls vivem em rochas redondas. Se um islandês vê tal pedra em seu caminho, sob nenhuma circunstância ele a tocará, para não perturbar o espírito. E se for necessário mover a “casa dos trolls” para outro lugar, então uma pessoa especial é convidada, que tentará um acordo com o espírito para que ele saia.

8 – Muitos filmes e séries são filmados no país

As paisagens de tirar o fôlego chamam atenção de diretores de cinema. Entre os filmes e séries que foram filmados por lá destacam-se Game of Thrones, Star Wars, Thor, e Interstelar.

9 – O comitê decide como chamar um bebê

A comissão na Islândia é composta por 6 pessoas: 3 são nomeadas pelo Ministro da Justiça e 3 por instituições de ensino superior no país. Isso é feito porque o país está lutando contra os nomes estrangeiros, já que, em primeiro lugar, a Islândia defende sua língua nativa.

10 – A Islândia é um dos países mais pitorescos do mundo

As pessoas que moram na Islândia costumam viver em harmonia com a natureza fascinante de seu país, respeitando-a e protegendo-a. É lá que está situada uma das cataratas mais lindas da Europa, a Dettifoss, um penhasco onde vivem milhões de aves e onde está uma das maiores geleiras.

via GIPHY

11 – Uma das legislações mais avançadas em relação aos direitos das pessoas

Nada melhor do que morar em um país em que todos são respeitados. Na Islândia há leis  eficientes em relação à igualdade de gênero, liberdade de expressão, direitos das minorias e democracia. A garantia da liberdade religiosa e as leis que proíbem qualquer tipo de discriminação fizeram da Islândia uma líder mundial em direitos humanos.

12 – Não há exército

A Islândia não ter uma força militar permanente, e até a polícia e a guarda costeira não utilizam armas. O país é muito seguro, o crime é praticamente nulo, então a arma é considerada desnecessária. Se algum dos cidadãos quiser participar do serviço militar, ele pode se juntar ao exército norueguês, pois há um tratado entre esses países.

13 – As pessoas quase não fumam ou bebem

Na Islândia, cientistas descobriram quais processos bioquímicos causam dependência, o que permitiu reduzir o número de fumantes e pessoas que gostam de bons drinks no país para 3-5%. As várias substâncias que contêm álcool e cigarros causam processos bioquímicos no cérebro dos quais o corpo subsequentemente se torna dependente. Os cientistas decidiram procurar tipos de atividades que estimulem os mesmos processos no cérebro naturalmente, para que substituam os vícios. Essas atividades incluem dança, música, desenho e esportes, por exemplo.

Fonte: Genial Guru

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias