AGORA EM MARÇO

Entenda por que a data do carnaval muda a cada ano

POSTADO EM: Quarta-Feira, 02/01/2019, 10:24:05
ATUALIZADO EM: 02/01/2019, 11:20:01

zoom_out_map
Fotos Públicas

O novo ano mal iniciou e os preparativos para o carnaval começaram. Você já percebeu que cada ano é um planejamento diferente? Costumeiramente conhecemos o carnaval agitando os dias de fevereiro, mas em 2019 a coisa muda e isso pode gerar até uma dor de cabeça para os foliões.

Poucos sabem, mas essa mudança anual nas datas comemorativas do carnaval acontece porque o calendário é definido por causa de um sistema de cálculo inventado pela Igreja Católica.


(Foto: Arquimedes Santos/PMO)

COMO FUNCIONA?

Primeiro a Igreja define o domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Somente após isso é que é decidido o período de carnaval: contando retroativamente sete domingos.

A regra básica “exige” que a Páscoa caia no primeiro domingo após a lua cheia que se seguir ao equinócio de primavera (o que marca o início dessa estação) no hemisfério norte.

É importante pontuar que a “confusão” na decisão das datas da Páscoa e do Carnaval só foram facilitadas após o atual calendário (gregoriano) entrar em vigor, no século 16, fazendo com que o domingo de Páscoa caísse obrigatoriamente entre 22 de março e 25 de abril.

DATA "MÓVEL" NÃO AGRADA

Por outro lado, tornar o carnaval uma data "móvel" não agrada nenhum pouco empresários e agentes hoteleiros, que desde a década de 70 tentam convencer para que a festa tenha um dia fixado no calendário dos foliões.

A justificativa é que os prejuízos econômicos são grandes ao país porque muitos turistas e estrangeiros não conseguem vir ao Brasil porque não estão de férias nesse período.

(Com informações de Manuela Martinez/UOL)

LEIA TAMBÉM



COMENTÁRIOS mode_comment