plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

China lançará 'lua artificial' ao espaço para substituir iluminação pública

A cidade chinesa de Chengdu planeja lançar um satélite de iluminação ao espaço, com o objetivo de substituir a iluminação pública. O lançamento está previsto para 2020 e, se os resultados forem positivos, mais três deverão ser enviados à órbita terrestre.

A cidade chinesa de Chengdu planeja lançar um satélite de iluminação ao espaço, com o objetivo de substituir a iluminação pública. O lançamento está previsto para 2020 e, se os resultados forem positivos, mais três deverão ser enviados à órbita terrestre. O objeto produzirá um brilho oito vezes maior do que o da lua.

O teste com essa tecnologia já começou há alguns anos. Ela foi implementada pelo Instituto de Pesquisa em Sistemas Microeletrônicos de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (Casc) do local. Segundo o presidente do instituto, Wu Chunfeng, será possível regular a gama de luz em algumas poucas dezenas de metros.

Chengdu é a quinta cidade mais populosa da China, com 10 milhões de habitantes. De acordo com Wu, o objeto não iluminará por completo o céu noturno e o brilho esperado, aos olhos humanos, é cerca de um quinto do que emite a iluminação pública. Segundo seus cálculos, a fonte alternativa de energia economizaria cerca de 170 milhões de reais à cidade, se for capaz de abranger 50 quilômetros quadrados.

O projeto também prevê proporcionar mais luz em regiões afetadas por desastres naturais e auxiliar nas buscas, quando a iluminação pública não funcionar.

A luminosidade poderá ser desligada, também, a qualquer hora, se preciso.

O presidente do Casc também adverte que um céu nublado dificultaria a iluminação do satélite. Também retifica que não haverá “duas luas” no céu. A lua artificial será igual a uma estrela grande, explica Wu.

Porém, a ideia não agrada a toda população. Alguns críticos disseram que a vida noturna de alguns animais pode ser alterada e as observações astronômicas estariam comprometidas, também.

(Com informações de El País)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias