plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

6 Vezes em que o homem criou monstros através da seleção artificial

A seleção artificial, também conhecida como “reprodução seletiva”, é uma maneira de os seres humanos selecionarem certos genes para criarem animais com características específicas. O problema é que muitos deles acabam tendo problemas de saúde e

A seleção artificial, também conhecida como “reprodução seletiva”, é uma maneira de os seres humanos selecionarem certos genes para criarem animais com características específicas. O problema é que muitos deles acabam tendo problemas de saúde em razão dessas mutações. Os seis animais “mutantes” abaixo mostram uma perspectiva fascinante sobre como a seleção artificial funciona.

1 – Pombo de Budapeste

O “Budapest Short-Faced Tumbler” é um pombo que foi criado após algumas décadas de intensa seleção artificial. Essa seleção resultou num pássaro com bico muito curto, olhos esbugalhados e um crânio pequeno. Outra característica desse pombo é que ele apresenta um comportamento de “queda”, que faz com que ele se incline para trás durante o voo.

Esse comportamento parece estar ligado a problemas de serotonina, levando a convulsões, controladas com anticonvulsivantes e antidepressivos pelos cientistas. Essa ave se tornou procurada por quem gostar de criar espécies raras em casa.

2 – Canário Gibber Italicus

Esse tipo de canário foi criado seletivamente por muitos anos. O resultado foi um pássaro de características indefinidas, aparência estranha, mas com um belo timbre para cantar. Atualmente, os criadores podem controlar grande parte de suas características, como a formação do esqueleto, o número de penas e textura delas, além do estilo de canto do pássaro. Mas também há a parte ruim dessa seleção… No caso desses canários, eles podem sofrer dolorosos processos de penas encravadas e exibir alta suscetibilidade a infecções.

3 – Galinha sem penas

Trata-se de um animal bem esquisito. Ao contrário do que você pode pensar, não é um frango prestes a ser colocado no forno. Essa galinha é simplesmente assim durante toda a sua vida. Essa espécie carrega uma única mutação recessiva que provoca uma falta de quase todas as penas do corpo, devido a uma falha de padronização da pele durante o processo embrionário.

4 – Rhodesian ridgeback

Rhodesian ridgeback, também chamado leão-da-rodésia, é uma raça canina originária da antiga Rodésia, no Zimbabwe, e foi criada através de cruzamentos seletivos entre cães vindos da Europa. O rhodesian foi especificamente criado para caçar leões africanos. Ele é grande, rápido e forte, com excelente visão. Infelizmente, este cão tem um problema sério: uma crista de pelos crescendo na direção oposta ao longo de suas costas. Ela é causada por uma deformidade de desenvolvimento, que pode deixar um buraco pequeno e profundo na pele do cão. Esse buraco pode atingir todo o caminho até a coluna vertebral do animal, deixando tecidos nervosos delicados expostos a bactérias, provocando doenças e risco de vida.

5 – Peixe “Olho-de-Bolha”

Este peixe foi criado especificamente para ornamentação, levando a uma incrível variedade de formas e tamanhos estranhos. Mas, o mais estranho nele são seus grandes olhos em forma de bolha. Além disso ele também tem algumas más formações, como os olhos virados para cima, uma espinha curvada severamente e nenhuma nadadeira dorsal.

6 – Cabra de Damasco

Olhando à primeira vista, você deve pensar: “que bicho estranho!”. Ironicamente, esta raça de cabra rotineiramente ganha prêmios de “Cabra Mais Bonita do Mundo” em competições do Oriente Médio. Estas cabras foram criadas para ter focinhos e mandíbulas inferiores extremamente curtos. Não está claro exatamente o que provoca esta mutação extrema.

Fonte: Gizmodo

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias