plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

8 Coisas que a cera do seu ouvido podem dizer sobre a sua saúde

Limpar os ouvidos é algo que geralmente aprendemos quando crianças, mas a cera possui sua função de proteção da entrada do aparelho auditivo e não precisa ser removida toda semana, muito menos todos os dias. Mesmo os cotonetes não são os instru

Limpar os ouvidos é algo que geralmente aprendemos quando crianças, mas a cera possui sua função de proteção da entrada do aparelho auditivo e não precisa ser removida toda semana, muito menos todos os dias. Mesmo os cotonetes não são os instrumentos mais adequados para a remoção do excesso de cera, portanto, use-os com moderação.

Além da função protetora, a cera pode revelar mais sobre o seu organismo do que você imagina. Da cor à textura, é possível saber um pouco mais sobre sua saúde apenas observando-a. Abaixo seguem algumas coisas que sua cera de ouvido pode dizer sobre você.

1 – Cera acinzentada

Não é nada de muito grave. Você, provavelmente, deve estar constantemente exposto à poeira ou a ambientes muito poluídos.

2 – Com manchas de sangue

Manchas de sangue nunca indicarão algo bom. Pode ser um sinal de que você machucou o tímpano, o que pode evoluir para uma otite e comprometer sua audição. Melhor procurar um médico rápido.

3 – De cor amarronzada

Cera de cor amarronzada pode indicar que você passou por momentos de grande estresse. Melhor tentar se acalmar e procurar ambientes mais tranquilos.

4 – Cera preta

A cera muito escura pode não significar nada demais, mas caso seja persistente e venha acompanhada de uma coceira que só piora, melhor procurar rápido o médico, pois você pode estar sofrendo de uma proliferação de fungos.

5 – Cera branca

Geralmente, a cera esbranquiçada é um sinal de deficiência vitamínica, especialmente ferro e cobre. Procure rever sua alimentação ou até mesmo tomar suplementos vitamínicos, caso necessário.

6 – Cera com odor forte e desagradável

O cheiro forte é sinal e infecção e ainda pode vir acompanhada de uma sensação de ruído ou ouvido tampado. Procure um médico.

7 – Cera líquida

A mudança de consistência da cera, vindo até mesmo a escorrer pelo ouvido, pode indicar o início de um processo inflamatório advindo de uma lesão. Procure um médico.

8 – Cera ressecada

Essa mudança de textura pode ser explicada pela carência de gorduras boas no organismo. Se mesmo passando a comer alimentos ricos em gorduras boas a textura não voltar ao normal, isto pode significar outra coisa, como uma dermatite ou outras doenças da pele. Se persistir, procure um médico.

Fonte: Incrível
Destaque: Shutterstock

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias