plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

10 Condições humanas raras e estranhas das quais você nunca ouviu falar

Existem inúmeras doenças que podem acometer os seres humanos, causando sofrimento e ceifando vidas, e infelizmente, muitas dessas doenças não têm cura. Algumas enfermidades inclusive são tão raras que dificilmente ouvimos falar. Veja abaixo 10

Existem inúmeras doenças que podem acometer os seres humanos, causando sofrimento e ceifando vidas, e infelizmente, muitas dessas doenças não têm cura. Algumas enfermidades inclusive são tão raras que dificilmente ouvimos falar. Veja abaixo 10 doenças bizarras, que são graves e acometem poucas pessoas no mundo.

1 – Síndrome de Cotard

Também chamada de síndrome do cadáver ambulante, a síndrome de Cotard é caracterizada pela ilusão dos pacientes que acreditam estarem mortos, sem alguns de seus órgãos ou até mesmo sem a alma. Inclusive há relatos de pacientes que vagaram em cemitérios pois acreditavam estarem mortos.

2 – Síndrome de Capgras e Síndrome de Frégoli

Essas duas síndromes envolvem delírios na identificação das pessoas. Os indivíduos que sofrem da Síndrome de Capgras passam a reconhecer as pessoas próximas como impostores idênticos. Já a síndrome de Fregoli é um transtorno psicológico que leva o paciente a acreditar que diferentes pessoas são na verdade apenas uma mudando de rostos, se disfarçando e se passando por outras. Ambos os distúrbios mentais são frequentemente associados a pacientes que sofrem de esquizofrenia paranóide.

3 – Síndrome de fermentação intestinal

Síndrome de fermentação intestinal ou da auto-cervejaria, é uma síndrome rara em que os pacientes ficam embriagados sem consumirem álcool. Ela é causada pela presença excessiva de leveduras no intestino, que transformam açúcares em álcool.

4 – Auto-canibalismo

As pessoas que sofrem dessa doença sentem grande necessidade de consumirem partes do próprio corpo conscientemente e subconscientemente.

5 – Latah

Essa síndrome é predominantemente da Malásia e Indonésia. Ela é caracterizada por reações explosivas e ações exageradas causadas, entre outras coisas, pela excitação e surpresas repentinas. Se trata de um quadro histérico peculiar, e os sintomas incluem ações exageradas e involuntárias como rir, gritar, jurar, e gritar palavras vulgares.

6 – Porfiria

Porfiria é um conjunto de várias doenças herdadas e adquiridas, e é caracterizada por uma substância chamada porfirina, que acumula-se no corpo, resultando em danos na pele e no sistema nervoso dos pacientes.

7 – Mamilo Supranumerário

Polimastia ou mamilo supranumerário se trata do crescimento anormal do tecido mamário, que forma uma espécie de terceiro mamilo. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.

8 – Ictiose arlequim

Essa doença é caracterizada pelo engrossamento da camada de queratina na pele fetal e é causada por mutações ocorridas no gene ABCA12. A pele fica descamada e pode esticar-se, forçando os lábios e pálpebras a virarem do avesso.

9 – Síndrome de Proteus

A Síndrome de Proteus é caracterizada pelo crescimento assimétrico da pele e do osso, e é causada por uma mutação no gene AKT1. Se trata de uma doença muito rara, com pouco mais de 100 casos em todo o mundo.

10 – Argiria

Argiria é caracterizada pela cor azulada/cinza da pele, no corpo todo ou em apenas uma parte, após o paciente ficar muito exposto a elementos químicos da prata. Se trata de um problema sem cura, mas o tratamento a laser tem sido utilizado para o tratamento e mostrado resultados.

Fonte: The Most 10

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias