plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Limpar a casa pode fazer tão mal às mulheres quanto fumar 20 cigarros por dia

Um estudo publicado no jornal da Sociedade Toráxica Americana concluiu que limpar a casa pode fazer mais mal do que fumar 20 cigarros por dia. A pesquisa foi feita com cerca de 6.200 pessoas em duas ocasiões separadas por 20 anos. Nela, os cientistas aval

Um estudo publicado no jornal da Sociedade Toráxica Americana concluiu que limpar a casa pode fazer mais mal do que fumar 20 cigarros por dia. A pesquisa foi feita com cerca de 6.200 pessoas em duas ocasiões separadas por 20 anos. Nela, os cientistas avaliaram os pulmões dos participantes e perguntaram se eles limpavam sua casa ou se trabalhavam na área de limpeza e se usavam produtos líquidos ou sprays e com que frequência.

A investigação, feita pela Universidade de Bergen, na Noruega, descobriu que mulheres que faziam limpezas, no mínimo uma vez por semana, em casa ou a nível profissional, mostravam um declínio acelerado na capacidade pulmonar, comparável ao consumo de 20 cigarros por dia em 10 ou 20 anos. Nos pulmões de participantes homens não foi encontrado qualquer efeito do uso de produtos de limpeza.

Químicos usados na limpeza, como a lixívia ou o amoníaco, irritam as membranas mucosas que “forram” as vias aéreas. Com o tempo, as alterações tornam-se permanentes. Os pulmões dos homens não pareceram ser tão afetados. Estudos anteriores mostram que o órgão masculino é mais resistente a danos provocados por vários agentes irritantes, incluindo o tabaco e o pó de madeira.

O estudo também concluiu que os produtos líquidos fazem mais mal à saúde pulmonar do que os pulverizadores (spray). "Enquanto os efeitos a curto prazo dos químicos de limpeza na asma estão cada vez mais documentados, falta-nos conhecimento sobre o impacto a longo prazo", explica Cecile Svanes, da Universidade de Bergen. "Receámos que esses químicos, ao danificarem um pouco as vias respiratórias, dia após dia, ano após ano, pudessem acelerar a taxa de declínio da função pulmonar que ocorre com a idade”.

Os participantes da pesquisa tinham cerca de 34 anos quando começaram a serem estudados. A investigação terminou mais de 20 anos depois.

Mais de 1500 homens afirmaram que nunca limparam a casa, enquanto 197 mulheres afirmaram o mesmo. Dos que limpavam, 1363 eram homens e 2808 mulheres. No ramo profissional, foram 57 homens contra 293 mulheres.

(Com informações de SAPO/PT)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias