plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Comida de microondas é menos saborosa. Saiba o porquê

Você chega faminto para esquentar sua lasanha congelada no microondas e fica frustrado com o resultado do sabor? Parece que a ciência finalmente conseguiu descobrir o motivo! Não adianta culpar o fabricante pela suposta propaganda enganosa, o problema me

Você chega faminto para esquentar sua lasanha congelada no microondas e fica frustrado com o resultado do sabor? Parece que a ciência finalmente conseguiu descobrir o motivo!

Não adianta culpar o fabricante pela suposta propaganda enganosa, o problema mesmo está na incapacidade do microondas de produzir a “Reação de Maillard”. A reação química foi descoberta em 1912 pelo químico francês Louis-Camille Maillard e é o hino que circula em inúmeras cozinhas ao redor do mundo.

QUÍMICA

A reação acontece quando são combinados calor e aminoácidos com certos tipos de açúcar. O aquecimento forma novos compostos, o que deixa o alimento mais corado e saboroso.

Esse mesmo processo está presente também no aroma do pão passado, da batata frita e da carne de churrasco.

REPRODUÇÃO

O desafio para reproduzir com perfeição essa reação não é fácil. É preciso ficar atento com a quantidade de umidade necessária, além de depender das proteínas e dos açúcares envolvidos.

“Se você botar uma batata crua no forno, ela tem cerca de 80% de umidade. É preciso baixar a quantidade de água para cerca de 5% antes que a reação de Maillard aconteça. Assim, você terá todos os sabores agradáveis e a cor dourada”, explicou o químico Steve Elmore da Universidade de Reading, Reino Unido.

SAÚDE

Para coroar, eis que esses produtos congelados ficam entupidos de sal, açúcar e glutamato monossódico, para adicionar sabor aos alimentos e deixá-los mais apetitosos.

No entanto, após investigação em 2015 em supermercado britânicos, chegou-se a conclusão que certos alimentos carregavam o dobro de açúcar que um refrigerante.

A descoberta mostrou porque a maioria das refeições congeladas podem ser prejudiciais à saúde.

(Com informações da Veja)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias