JARDINAGEM

Conheça o 'hotel para insetos'

POSTADO EM: Quinta-Feira, 05/04/2018, 17:35:51
ATUALIZADO EM: 05/04/2018, 17:41:17

Os insetos fazem parte do nosso cotidiano. Mesmo que involuntariamente, nós dividimos nossas residências, nossos cômodos e até nossas camas e roupas com esses pequenos seres vivos.

São várias espécies que convivem conosco. Alguns imperceptíveis – como o ácaro, um pequeno aracnídeo -, e outros capazes de fazer certas pessoas terem um ataque cardíaco, como é o caso das aranhas e baratas.

Mas não esqueçamos que também temos alguns aliados que pertencem a essa classe. Joaninhas, borboletas, besouros mariposas e outros insetos podem ser muito úteis na manutenção de quem tem um jardim em casa.

Esses insetos “amigos” tem uma missão: combater pulgões e outros parasitas como aranhas e formigas. Com isso, se evita o uso de pesticidas e outros tratamentos fastidiosos.

E, como todo herói, eles também precisam de um lugar para se abrigar quando não estão em serviço.

Na natureza, esses animais se abrigam em troncos, pilhas de madeira, montinhos de pedra, vasos empilhados etc. Afinal, eles precisam se refugiar quando a temperatura ou o clima não os favorecem.

Pensando nisso, é possível criar uma residência para esses amiguinhos. Algumas estruturas podem ser encontradas em pet shops.

Mas você também pode criar uma.

Siga os passos:

- Você pode usar uma caixa de madeira [daquelas utilizadas para garrafas de vinho]. Retire a tampa e a coloque na posição vertical.

- Faça dois pequenos furos na parte traseira para pendurar ou segurar o refugio.

- Preencha o interior com o material que desejar. Mas lembre-se de deixar alguns espaços para que o inseto possa circular.

- Utilizar materiais orgânicos como folhas secas, galhos e também material de entulho como pedaços de tijolos, de vasos, etc.

- Quando estiver pronto, pendure-o em um tronco ou algo semelhante no seu jardim. Lembre-se de colocá-lo sempre em um local protegido da chuva e na direção norte.

Confira alguns exemplos:

(DOL com informações de Jardim do Mundo)



COMENTÁRIOS mode_comment