plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Fungo mortal ameaça dizimar bananas pelo mundo

A doença chamada “Mal do Panamá” ameaça devastar qualquer plantação de banana em seu caminho. Causada pelo fungo mortal ‘TR4’, o primeiro caso aconteceu em 1980, quando milhões de hectares foram dizimados na Ásia. Quem sofre com isso agora é a África do S

A doença chamada “Mal do Panamá” ameaça devastar qualquer plantação de banana em seu caminho. Causada pelo fungo mortal ‘TR4’, o primeiro caso aconteceu em 1980, quando milhões de hectares foram dizimados na Ásia. Quem sofre com isso agora é a África do Sul, onde foi detectado há cinco anos.

(Foto: Reprodução)

A banana é considerada a fruta mais exportada do mundo e quando atingida pelo fungo, o cacho tem suas folhas amareladas e um ‘cheiro’ podre. Inviabilizando o consumo para milhões de pessoas.

O fungo TR4 é resistente a fungicidas e não pode ser controlado quimicamente. Mas uma fazenda na África tem lutado contra, considerada um caso emblemático. Nesse lugar os cachos ficam presos a armações de metal. Quando estão bom, são carregados para uma área de tratamento antes de serem enviados para containeres no Oriente Médio.

(Foto: Reprodução)

A extinção pode acontecer porque cultivar apenas uma variedade de uma planta em grandes monoculturas é uma prática cada vez mais comum. O problema é que monoculturas são altamente suscetíveis à doenças.


(Foto: Reprodução)

E a banana consumida na maior parte do mundo é a banana cavendish, a questão se agrava, já que elas são estéreis. E como a sua reprodução não é feita naturalmente, não há seleção natural, não há nada que possa ajudar no surgimento de espécimes resistentes à doença.

Ainda assim, há a esperança de que os pesquisadores encontrem uma cura e possam evitar que a doença se espalhe.

(Com informações da BBC)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias