plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Ossadas do Grande Exército Viking são encontradas no Reino Unido

Após mais de 1,1 mil anos, pesquisadores da universidade britânica de Bristol confirmaram que mais de 300 ossadas encontradas em uma vala comum na região de Derbyshire pertenceram ao Grande Exército Viking. O sítio arqueológico era conhecido desde a déc

Após mais de 1,1 mil anos, pesquisadores da universidade britânica de Bristol confirmaram que mais de 300 ossadas encontradas em uma vala comum na região de Derbyshire pertenceram ao Grande Exército Viking. O sítio arqueológico era conhecido desde a década de 1970, mas apenas análises laboratoriais modernas confirmaram a idade dos restos mortais e os relacionaram ao período que o Reino Unido foi invadido por vikings.

Em 865, uma coalizão de guerreiros da Dinamarca, Noruega e Suécia formaram um grande exército com o objetivo de ampliar suas conquistas. Conhecidos como vikings, eles ambicionavam dominar um território estratégico: os quatro reinos que atualmente compreendem o território da Inglaterra. Até 878, quando os guerreiros nórdicos foram derrotados pelas tropas anglo-saxãs, o Grande Exército Viking foi arrasador e dominou diferentes cidades, como Londres.

Além das ossadas, os arqueólogos localizaram machados, facas e moedas de prata. De acordo com os pesquisadores, 80% das ossadas pertenciam a homens com idade de 18 a 45 anos, que apresentavam graves ferimentos.

Ossadas localizadas no Reino Unido (Foto: Universidade de Bristol)

Durante as escavações, também foram localizados restos mortais de crianças, que foram enterradas em uma única sepultura e que tinham aos seus pés uma mandíbula de ovelha: a partir de documentos históricos da época, os pesquisadores acreditam que elas foram assassinadas durante um ritual para acompanhar os guerreiros mortos — pelo menos duas osssadas apresentavam sinais de lesões.

Em outra descoberta curiosa, os pesquisadores encontraram uma presa de javali acomodada entre as pernas de uma ossada. De acordo com os arqueólogos, isso sugere que o guerreiro teria sofrido lesões no pênis e nos testículos — a utilização da presa do javali seria uma maneira de substituir os órgãos durante sua passagem para outro mundo.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias