plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Por que a lua parece maior quando está no horizonte? A Nasa ensina um maneira de testar!

Você já olhou pra lua, quando está cheia, e sentiu que ela parece maior quando está no horizonte do que quando está no alto do céu? Isto nada mais é do que uma ilusão de ótica! E a Nasa ensina uma maneira de testar essa teoria que você pode aproveitar par

Você já olhou pra lua, quando está cheia, e sentiu que ela parece maior quando está no horizonte do que quando está no alto do céu? Isto nada mais é do que uma ilusão de ótica! E a Nasa ensina uma maneira de testar essa teoria que você pode aproveitar para usar na 'Super Lua' do dia 03 de dezembro!

A agência espacial americana sugere um teste de ‘DIY’ (Do it yourself – Faça você mesmo) para demonstrar que tudo é apenas um truque das nossas mentes.

Primeiro, fotografe a lua quando ela começar a nascer, de um horizonte distante. Algumas horas depois, fotografe-a novamente (a Nasa aconselha o uso de uma câmera com ‘Telefoto’). Em seguida, meça o diâmetro da lua, nas duas fotos, e você irá notar que são os mesmos.

Foto: NASA

Escreve a Nasa:

“Pesquisadores acreditam que a Ilusão da Lua é 'Ilusão de Ponzo', com árvores e casas desempenhando o papel das linhas convergentes de Ponzo. Objetos de primeiro plano enganam seu cérebro para pensar que a lua é maior do que realmente é.

Ilusão de Ponzo

Mas há um problema. Os pilotos da linha aérea que voam em altitudes muito altas às vezes experimentam a Ilusão da Lua sem quaisquer objetos em primeiro plano. O que truques seus olhos?

Talvez seja a forma do céu. Os seres humanos percebem o céu como uma cúpula achatada, com o zênite nas proximidades e o horizonte distante. Faz sentido: os pássaros que voem sobre a cabeça estão mais próximos do que os pássaros no horizonte. Quando a lua está perto do horizonte, seu cérebro, treinado observando aves, calcula mal a verdadeira distância e tamanho da lua.

Há outras explicações também. Não importa o que é correto, no entanto, se tudo o que você quer fazer é ver uma lua linda.”

(Com informações de Nasa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias