plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Sabe a origem e significado dos nomes das redes sociais e aplicativos que você usa?

Conversar, compartilhar e conhecer uma infinidade de coisas pelo mundo afora é possível hoje muito graças às redes sociais e aplicativos que vieram para tomar conta do nosso dia a dia. Geralmente em língua estrangeira é bem provável que muitos não saibam

Conversar, compartilhar e conhecer uma infinidade de coisas pelo mundo afora é possível hoje muito graças às redes sociais e aplicativos que vieram para tomar conta do nosso dia a dia.

Geralmente em língua estrangeira é bem provável que muitos não saibam o que significa o nome de cada um desses itens que estão nos computadores e celulares.

Então, saiba agora como surgiu o significado do nome de cada um:

FACEBOOK - A rede de relacionamento criada por Mark Zuckerberg é tão sinônimo de rede social que até nos buscadores não há tradução do inglês. A grosso modo seria algo como "cara de livro", mas da origem é possível entender de onde veio esse nome. O Facebook surgiu daqueles livros de fotos que estudantes faziam sempre que chegava o fim do ano letivo.

GOOGLE - Sem uma tradução oficial ou compreensível para o português, a marca do buscador veio da matemática. Na ciência de Tales e Pitágoras, quando o número 1 (um) é seguido de cem números 0 (zero) o termo usado é "googol", isso levou os criadores a darem ideia de quantidade grande ou infinita de resultados.

INSTAGRAM - Por se tratar de uma rede de compartilhamento de imagens, o Instagram usou duas palavras para se formar "Instant Camara" (câmera instantânea) e "Telegram" (telegrama).

TWITTER - O microblog tem como gênese o vocábulo tagarelar, substituto do termo "twitch", que em inglês significa estremecer e acabou sem apelo comercial.

WHATSAPP - A exemplo do Instagram, o nome WhatsApp também nasceu da junção de duas palavras. "What's up" que é uma expressão informal no inglês onde o interlocutor quer saber o que está rolando. Já o "APP" não é difícil saber que vem de aplicativo.

YOUTUBE - O serviço de compartilhamento de vídeo mais famoso do mundo fez alusão aos grandes tubos dos aparelhos de televisão do século passado, único local onde era possível ver um vídeo antes do celular, tabletes e computadores. Assim, se você quisesse mostrar um vídeo para alguém só se fosse por uma TV, mas ai os idealizadores resolveram mostrar que você podia ter seu vídeo em um tubo próprio. "You" (você) e "tube" (tubo).

ORKUT - A primeira rede de relacionamento que ganhou muitos adeptos no Brasil, a partir do final da primeira metade da década passada, foi criada por um engenheiro de nome Orkut Büyükkökten. Para não perder o grande achado ele resolveu dar a própria alcunha ao projeto.

(Com informações do site Tracto)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias