plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
BIZARRO

Urso com língua gigante intriga veterinários

O urso Nyan htoo e sua língua, que pesava mais de 3 quilos (Foto: Universidade de Edimburgo)   Um urso-negro-asiático em Mianmar teve que passar por uma cirurgia para remoção da sua língua. No momento em que os veterinários conseguiram capturá-lo para

O urso Nyan htoo e sua língua, que pesava mais de 3 quilos (Foto: Universidade de Edimburgo)

Um urso-negro-asiático em Mianmar teve que passar por uma cirurgia para remoção da sua língua. No momento em que os veterinários conseguiram capturá-lo para o procedimento, o órgão já pesava mais de 3 quilos e se arrastava pelo chão.

Quando foi encontrado em 2016 Nyan htoo, como é chamado, passou por um primeiro procedimento cirúrgico, mas após uma recuperação realativamente boa a língua voltou a crescer.

O crescimento anormal da língua já foi diagnosticado em humanos que vivem nessa região do continente asiático, mas o episódio nunca tinha sido visto em um urso anteriormente. Por conta disso, a equipe não está inteiramente certa sobre o que ocorreu com o pobre animal. Eles suspeitam que a condição seja resultado de uma doença chamada filariose linfática, um tipo de elefantiase causada por parasitas que vivem em mosquitos.

Felizmente, a história teve um final feliz: "Graças ao entusiasmo e compaixão de todos os envolvidos neste projeto de colaboração única, conseguimos fazer uma melhora tangível na qualidade da vida de Nyan htoo", disse Heather Bacon, da Universidade de Edimburgo, em comunicado. Os veterinários afirmaram que, apesar de viver sem sua língua, o urso conseguirá se alimentar com maior conforto após um período de adaptação. "Carregar uma língua de três quilos não é normal, o que representava muito peso para sua mandíbula e crânio: ele não conseguia mais fechar sua boca. Agora, além de conseguir fazer isso, ele também pode manipular a comida de maneira melhor."

Nyan htoo "feliz" após a ajuda dos veterinários (Foto: Universidade de Edimburgo)

(Com informações de Science Alert)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias