SANEAMENTO

Moradores reclamam de sujeira em canal e alagamentos

POSTADO EM: Quinta-Feira, 29/03/2018, 11:55:06
ATUALIZADO EM: 29/03/2018, 12:40:26

zoom_out_map
via WhatsApp

Qualquer chuvisco já vira um alagamento. Esse é o drama que afirmam viver moradores da avenida Gentil Bittencourt, próximo ao cruzamento com a travessa Juvenal Cordeiro, no bairro de Canudos, em Belém. Eles afirmam que diversos problemas, como o acúmulo de lixo em um canal e obras irregulares, provocam uma série de transtornos.

Segundo os moradores, a menor chuva já provoca alagamentos. (Foto: via WhatsApp)

"Em uma entrevista para a TV, o prefeito Zenaldo disse que ia limpar todos os canais, mas isso é uma mentira. O canal da Gentil Bittencourt nunca foi limpo. Pelo contrário, sempre dando prejuízo para a população", afirmou uma moradora da área, que preferiu não ser identificada.

Segundo quem mora na região, o canal está sujo, com muito lixo acumulado, o que causa transbordos de água mesmo com a mais pequena chuva. Eles ainda afirmam que algums moradores realizaram obras por conta própria, como a construção de rampas e calçadas, que impedem ainda mais o fluxo de escoamento da água, piorando o problema.

Excesso de lixo e obras que impedem o fluxo da água seriam causas do problema. (Foto: via WhatsApp)

A Prefeitura de Belém  informou que a dificuldade de escoamento da água do Canal da Gentil não se deve a obstrução de bueiros nem a falta de limpeza dos canais que conduzem a água para o Canal Tucundubaonde, durante décadas, construções irregulares foram erguidas dentro do canal. Essas construções impedem que sejam realizados serviços de limpeza funcionam como barreira para a água da chuva.

Ainda segundo a nota, as obras de macrodrenagem que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado contemplam o remanejamento dessas famílias de forma a permitir que o canal seja liberado para o escoamento da água, acabando com os problemas de alagamento nos bairros do Marco e Canudos. 

(DOL)



COMENTÁRIOS mode_comment