plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TECH

Clonagem no WhatsApp existe e golpe já fez mais de 5 mil vítimas no Brasil

Se você receber uma mensagem no Whatsapp de um irmão ou amigo pedindo a transferência de dinheiro para uma situação urgente, cuidado. A mensagem pode ser um golpe, com a clonagem do número da pessoa. As informações são do UOL. Promoção de Natal de 'O B

Se você receber uma mensagem no Whatsapp de um irmão ou amigo pedindo a transferência de dinheiro para uma situação urgente, cuidado. A mensagem pode ser um golpe, com a clonagem do número da pessoa. As informações são do UOL.

Segundo a Célula de Inteligência Cibernética do Departamento da Polícia Civil do Ceará, mais de 5 mil pessoas em todo o Brasil já foram vítimas dessa nova forma de crime.

O grupo, segundo investigações, age em vários estados e alguns suspeitos já foram até identificados, incluindo um dos chefes.

A operação de clonagem consiste na compra de um chip e na solicitação do resgate do número da vítima escolhida pelos golpistas.

Dados analisados pelos policiais apontam que o teor das conversas iniciadas pelos criminosos muda de acordo com as vítimas abordadas. Os pedidos de valores vão desde a compra de eletrodomésticos e até carros novos.

O delegado Julius Bernardo orienta que essa desconfiança seja frequente, principalmente em conversas virtuais que envolvam dinheiro.

Segundo ele, “mesmo que pareça totalmente seguro, é necessário conferir por ligação telefônica ou outros meios se a mensagem recebida realmente foi enviada pelo amigo, cliente, familiar ou chefe”.

Outra medida para evitar esse tipo de golpe é habilitando a verificação em duas etapas do Whatsapp. Com esse recurso, qualquer tentativa de registrar o número no aplicativo de mensagens vem acompanhado de um PIN que o usuário do número configurou.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias