ALERTA!

Clonagem no WhatsApp existe e golpe já fez mais de 5 mil vítimas no Brasil

POSTADO EM: Segunda-Feira, 10/12/2018, 11:09:48
ATUALIZADO EM: 10/12/2018, 11:41:26

zoom_out_map
Divulgação

Se você receber uma mensagem no Whatsapp de um irmão ou amigo pedindo a transferência de dinheiro para uma situação urgente, cuidado. A mensagem pode ser um golpe, com a clonagem do número da pessoa. As informações são do UOL.

Segundo a Célula de Inteligência Cibernética do Departamento da Polícia Civil do Ceará, mais de 5 mil pessoas em todo o Brasil já foram vítimas dessa nova forma de crime.

O grupo, segundo investigações, age em vários estados e alguns suspeitos já foram até identificados, incluindo um dos chefes.

A operação de clonagem consiste na compra de um chip e na solicitação do resgate do número da vítima escolhida pelos golpistas.

Dados analisados pelos policiais apontam que o teor das conversas iniciadas pelos criminosos muda de acordo com as vítimas abordadas. Os pedidos de valores vão desde a compra de eletrodomésticos e até carros novos.  

O delegado Julius Bernardo orienta que essa desconfiança seja frequente, principalmente em conversas virtuais que envolvam dinheiro.

Segundo ele, “mesmo que pareça totalmente seguro, é necessário conferir por ligação telefônica ou outros meios se a mensagem recebida realmente foi enviada pelo amigo, cliente, familiar ou chefe”.

Outra medida para evitar esse tipo de golpe é habilitando a verificação em duas etapas do Whatsapp. Com esse recurso, qualquer tentativa de registrar o número no aplicativo de mensagens vem acompanhado de um PIN que o usuário do número configurou.

(Com informações do UOL)



COMENTÁRIOS mode_comment