TECNOLOGIA

'Olha o Ônibus': aplicativo permite acompanhar rotas de coletivos em Belém

POSTADO EM: Terça-Feira, 17/07/2018, 20:27:35
ATUALIZADO EM: 18/07/2018, 18:34:52

zoom_out_map
Divulgação

No intuito de ajudar na melhoria  da mobilidade urbana, foi  criado um aplicativo que tem como função planejar viagens, conhecer trajetos e acompanhar em tempo real a localização das linhas de ônibus em Belém.

O aplicativo "Olha o Ônibus" é um projeto desenvlvido por Joiner Sá, Frabrício Farias e Vicente Castro, em Cametá, nordeste paraense, no Laboratório de Programação Extrema (Labex) com suporte do Edital Navega Saberes/Infocentros 2017, sob coordenação do professor Fabrício Farias, da Universidade Federal do Pará.

Até o momento, as linhas cadastradas são as que saem do terminal da UFPA, incluindo o circular. É possível saber as rotas, além de ter a oportunidade de acompanhar e compartilhar, em tempo real a localização dos veículos.

“A proposta trata sobre o papel de todos em relação ao compartilhamento das informações. Afinal, boas pessoas dividem e todos podem ajudar de forma gratuita. Com isso, temos diversos impactos sociais, como otimizar o tempo das pessoas e também retirar a imprevisibilidade do horário que determinado ônibus passa. Tudo isso sendo feito por usuários que ajudam outros usuários" afirma um dos responsáveis do  projeto. 

Vale ressaltar que foi desenvolvido, especialmente para a ferramenta, algorítmos que possam verificar possíveis falhas ou informações falsas enviadas por usuários, visando sempre a credibilidade do aplicativo. 

O aplicativo é gratuito e está disponível no sistema operacional Android.

(DOL)

LEIA TAMBÉM



COMENTÁRIOS mode_comment