SEGURANÇA

Por que guardar as chaves em papel alumínio pode evitar roubos?

POSTADO EM: Terça-Feira, 17/07/2018, 11:17:13
ATUALIZADO EM: 17/07/2018, 12:24:21

zoom_out_map
Reprodução/internet

Você sabia que a forma mais fácil de prevenir o destravamento acidental do seu carro é embrulhar as chaves em papel alumínio? Especialistas afirmam que, embora não seja o ideal, esse é um método muito fácil e barato, e que pode inclusive prevenir o roubo do seu veículo.

A tecnologia que permite a você destrancar seu carro  também traz um risco. As chaves automáticas dos carros modernos estão constantemente emitindo sinais para eles. Isso ocorre de uma forma de comunicadação por ions eletromagnéticas como a conexão de rádio e televisão. Assim, ladrões podem comprar chaves novas, 'virgens', e copiar para elas os sinais emitidos para outros veículos.

Este tipo de crime não acontece apenas com carros e precauções têm sido tomadas de olho nisso. Algumas pessoas, por exemplo, tomam o cuidado de proteger seus cartões de crédito em carteiras "isolantes".

Outra opção é comprar pela internet uma "bolsa de Faraday", que tem a função idêntica  de isolamento do alumínio e serve como um escudo contra a transição de informações que poderiam ser usadas no roubo do carro. A indústria automotiva está ciente dos problemas e buscando maneiras de impedir que terceiros consigam copiar a comunicação entre uma chave e um veículo.

Os especialistas recomendam que, até que as empresas fabricantes encontrarem uma solução para o problema, é preferível usar o papel alumínio antes de deixar as chaves guardadas no bolso.

( Com informações do portal UOL)



COMENTÁRIOS mode_comment