SMARTPHONE

Capinha interfere no sinal do celular?

POSTADO EM: Segunda-Feira, 04/06/2018, 10:08:07
ATUALIZADO EM: 04/06/2018, 10:42:45

Depois de adquire um smartphone, o usuário vai em busca de acessórios para deixar o aparelho mais moderno e protegido. Entre eles, estão as capinhas. De várias formas, com brilhos, desenhos, plumas, entre outras coisas, fica uma dúvida: as capinhas podem interferir no sinal emitido pelo smartphone?

É comum o usuário estar no meio de uma ligação e a conversa ser interrompida abruptamente, ou o sinal da internet oscilar. Essas são situações chatas podem estar ligadas ou uso das capinhas.

O UOL Tecnologia conversou com dois especialistas em celulares para esclarecer o fato. O professor Gustavo Fraidenraich, do departamento de comunicação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, e Junior Gromoski, técnico especialista da rede de assistências técnicas Suporte Smart.

“De forma geral, essas capinhas são praticamente 'transparentes' em termos de radiofrequência que o celular opera, então elas não afetam em nada o funcionamento do aparelho”, explicou Fraidenraich, ao falar das capas que possuem materiais, como TPU, silicone, couro, borracha, algodão e até mesmo madeira.

Já Gromoski falou sobre o acessório com metal em sua composição: "Existem acessórios feitos para terem maior resistência e funcionarem como item de segurança para o celular". “Modelos mais resistentes podem usar metal em sua composição, o que pode interferir na recepção e emissão da antena do aparelho”, acrescentou.

As capinhas mais modernas podem usar metal na sua composição, que pode causar interferência no caminho das ondas de radiofrequência quanto constituir um bloqueio para elas. Ou seja, não somente o sinal da rede de telefonia seria afetado, mas também conexão wi-fi com roteadores e Bluetooth.

(Com informações do UOL)



COMENTÁRIOS mode_comment