RECURSO EM TESTE

Em breve será possível baixar dados que o Whatsapp coleta sobre você

POSTADO EM: Sábado, 28/04/2018, 19:03:13
ATUALIZADO EM: 28/04/2018, 19:03:13

zoom_out_map
Divulgação

E isso mesmo que você leu, caro internauta. O Whatsapp começou a testar um recurso que permitirá ao usuário baixar tudo o que o aplicativo coletou a respeito dele; todos os dados pessoais. A medida é necessária como parte de uma lei aprovada pela União Europeia, que obriga empresas de tecnologia a revelarem mais detalhes sobre a privacidade dos usuários.

Segundo o blog WABetaInfo - especializado em updates secretos do aplicativo - a versão está em fase Beta e não há previsão de quando os usuários poderão receber o novo recurso.

COMO FUNCIONA?

Em testes preliminares pelo blog especializado, o sistema mostrou que, além de funcionar para usuários brasileiros, para ter acesso aos dados basta ir até as configurações do Whatsapp, selecionar a opção “Conta”, “Solicitar dados da conta” e, por fim, “Solicitar relatório”.

Nos testes feitos da versão Beta, o relatório só é liberado em até três dias úteis, mas pode aparecer também em questão de horas. Ao fim do download, basta exportá-lo em formato “zip” (arquivo comprimido) para o dispositivo ou para o aplicativo.

O relatório mostrou informações gerais de privacidade, como: ver quando você esteve online pela última vez, sua foto de perfil e informações sobre seu celular, como marca, modelo e versão do sistema operacional.

Válido ressaltar que o relatório não mostra as mensagens porque ela são criptografadas e não são coletadas pelos servidores do Whatsapp, tampouco são usadas para fornecer publicidade.

(Com informações do Olhar Digital)



COMENTÁRIOS mode_comment