plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TECH

Golpe de Páscoa do WhatsApp já atingiu cerca de 300 mil pessoas

Com a aproximação da Páscoa, um novo golpe de WhatsApp, que promete a troca de um voucher por chocolates, já atingiu ao menos 300 mil pessoas nas últimas 24 horas, de acordo com informações com da empresa de segurança digital PSafe. O novo golpe virtu

Com a aproximação da Páscoa, um novo golpe de WhatsApp, que promete a troca de um voucher por chocolates, já atingiu ao menos 300 mil pessoas nas últimas 24 horas, de acordo com informações com da empresa de segurança digital PSafe.

O novo golpe virtual promete um voucher de 800 reais para ser trocado por chocolates de Páscoa. Para isso, a mensagem pede que as pessoas respondam a três perguntas sobre data festiva: 1) qual presente é comum receber na Páscoa?; 2) o coelho da Páscoa simboliza o quê? e 3) que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?.

Segundo a PSafe, os hackers utilizam essas perguntas para dar ao golpe a aparência de promoção verdadeira. Ao responder as perguntas, independentemente das respostas, e aceitar o suposto presente, o usuário autoriza o recebimento de notificações de hackers em seu celular.

Tanto a URL que está circulando pelo aplicativo de mensagens quanto os falsos e-commerces têm como objetivo roubar dados pessoais e financeiros para depois utilizá-los em outros golpes, como inscrição em serviços pagos de SMS e compras nos cartões de crédito.

Para não cair nessas armadilhas, especialistas da PSafe recomendam a adoção de programas de segurança que disponibilizam a função anti-phishing – para bloquear a tentativa de roubo de dados.

Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas que elas indicam pertencer, afirmam os especialistas da empresa.

(Com informações do portal da revista Veja)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias