plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TECH

Meteoro explode no Brasil e assusta moradores

Câmera de segurança registrou a explosão por volta das 22:30 desta terça (20) (Foto: Reprodução / Facebook) Na noite desta terça-feira (20), por volta de 22:30, os moradores da região de Salvador e de outras cidades baianas, no litoral e no interior, t

Câmera de segurança registrou a explosão por volta das 22:30 desta terça  (20) (Foto: Reprodução / Facebook)

Na noite desta terça-feira (20), por volta de 22:30, os moradores da região de Salvador e de outras cidades baianas, no litoral e no interior, tomaram um susto ao olhar para o alto. Por alguns segundos, a noite virou dia: alguma coisa explodiu entre as nuvens e resultou em um imenso clarão, que iluminou boa parte do céu.

Nas redes sociais, não demorou para que o episódio virasse piada. Alguns usuários brincaram sobre uma suposta invasão alienígena na Bahia ou o recomeço das festividades carnavalescas no estado. Outros, mais receosos, temeram o fim do mundo. Mas era só um meteoro mesmo.

"É muito simples, foi um grande bólido que passou por cima da região de Salvador e causou espanto aos habitantes", diz o astrônomo Marcelo De Cicco, especialista em meteoros que desenvolve pesquisas no Observatório Nacional e que participou de um programa da NASA.

Leia também:
+ Pedaço de foguete pega fogo no céu e assusta moradores do Acre
+ Explosão de meteoro causa terremoto nos Estados Unidos

Bólidos são bolas de fogo produzidas quando um corpo celeste penetra na atmosfera, entra em combustão devido ao atrito e gera um brilhante meteoro. Seus tamanhos variam bastante: em 2013, um asteroide de dimensões consideráveis (cerca de 20 metros) explodiu sobre a Rússia, causando estragos na cidade de Chelyabinsk.

Apesar do susto, o evento que ocorreu na Bahia, no entanto, foi modesto. É provável que o objeto flamejante tivesse pequenas proporções, algo na ordem de centímetros ou poucos metros. "No início desconfiava-se que podia ser lixo espacial, mas depois constatamos mesmo que era um bólido", diz De Cicco.

Câmera registrou o clarão:

Recentemente, um pedaço de foguete reentrou na atmosfera sobre o Acre, resultando também uma bola de fogo que assustou moradores. As informações sobre o bólido baiano ainda estão sendo apuradas pelos especialistas. "Parece que ele foi para a direção do mar, mas a gente ainda não tem certeza, estamos coletando os relatos", afirma o astrônomo.

De Cicco coordena o projeto EXOSS, uma rede colaborativa de cientistas profissionais e amadores que trabalham para aprimorar o monitoramento de meteoros no Brasil e no Hemisfério Sul. Até agora, a equipe já coletou cerca de 30 relatos sobre o bólido baiano: as informações de testemunhas são essenciais para o andamento das pesquisas.

Se você testemunhou o evento, pode relatá-lo aqui.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias