CIÊNCIAS

Esta foto das luas de Saturno irá melhorar o seu dia

POSTADO EM: Quarta-Feira, 07/02/2018, 13:00:03
ATUALIZADO EM: 07/02/2018, 13:00:03

zoom_out_map
Titã e Reia, satélites de Saturno (Foto: NASA)

Titã e Reia, satélites de Saturno (Foto: NASA)

 

A equipe da missão Cassini, que acabou em 2017, divulgou uma nova imagem das duas maiores luas de Saturno: Titã e Reia. O clique foi registrado por uma câmera da sonda em novembro de 2009 a 1,1 milhão de quilômetros de Reia.

Na foto, a lua gelada passa em frente de Titã, revelando a diferença de tamanho entre os dois satélites. Com 1,5 mil quilômetros de diâmetro, Reia tem um período orbital de 4,52 dias e uma atmosfera com vestígios de oxigênio. Já a outra lua tem 5,1 mil quilômetros de diâmetro, um período orbital de 15,9 dias e uma superfície parecida com a Terra.

Leia também:
+ Cientistas encontram uma das estrelas mais antigas da Via Láctea
+ Astrônomos podem ter encontrado "segunda Terra" no espaço

Reia, segundo maior satélite de Saturno (Foto: NASA/JPL/Space Science Institute)

 

Com dunas, lagos e oceanos, Titã é um dos objetos com maior potencial para gerar e abrigar vida. Cientistas da NASA pretendem continuar estudando a possibilidade de vida no satélite.

Titã, a maior lua de Saturno (Foto: NASA)

 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu



COMENTÁRIOS mode_comment