plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TECH

Técnica brasileira para tratar queimaduras salva animais

Pele de tilápia ajuda na cicatrização de patas de animais queimados em incêndio na Califórnia (Foto: Travis VanZant / Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia) No ano passado, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará apresentaram uma n

Pele de tilápia ajuda na cicatrização de patas de animais queimados em incêndio na Califórnia (Foto: Travis VanZant / Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia)

No ano passado, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará apresentaram uma nova técnica para tratar queimaduras. Eles descobriram que a pele de tilápia é ideal para a cicatrização por ser rica em colágeno, ser úmida e resistir a doenças [saiba mais sobre o método em reportagem da GALILEU em parceria com o programa Bem Estar].

Os veterinários do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia souberam da pesquisa e usaram o método para tratar queimaduras de duas ursas e um puma que se feriram em um incêndio florestal na Califórnia, Estados Unidos, ocorrido no mês de dezembro.

Esta é a primeira vez que a técnica é aplicada em pacientes veterinários nos Estados Unidos.

Tratamento
A veterinária e pesquisadora da Universidade da Califórnia Jamie Peyton criou uma pomada para as patas dos animais, partes mais machucadas pelo incêndio, e fez a esterilização das peles de tilápia.

A pele do peixe foi cortada exatamente do tamanho das patas dos animais e suturada enquanto eles estavam anestesiados. Bandagens feitas de papel de arroz também foram colocadas para manter o curativo intacto.

“Nós esperávamos que as bandagens exteriores saíssem, mas tínhamos a esperança de que a tilápia fosse mantida sobre os ferimentos e servisse como pele artificial por tempo suficiente para acelerar a cicatrização”, explicou Jamie em entrevista para a Reuters.

“Este tratamento tem potencial para ser usado em todos os tipos de pacientes com queimaduras, tanto domésticos como selvagens”, diz Deana Clifford, veterinária do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia. “Para nós, foi uma experiência incalculável porque, com as mudanças no clima da Califórnia, é provável que vejamos mais animais selvagens afetados por incêndios catastróficos.”

Após a cicatrização, as duas ursas foram liberadas na natureza novamente, em locais próximos de seu habitat natural, mas livres de incêndios, próximos a abrigos e a água. Por ser mais jovem do que as ursas, o puma foi encaminhado para uma instituição para se recuperar do acidente.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias