plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TECH

Nova espécie de vespa serra suas vítimas de dentro para fora

Vespa Dendrocerus scutellaris carrega espécie de serra em suas costas. (Foto: Frost Museum/Divulgação)   A simples existência de vespas parasitoides já é o suficiente para fomentar o roteiro de um filme B de terror. Em seu processo normal de reproduçã

Vespa Dendrocerus scutellaris carrega uma "serra" em suas costas.  (Foto: Frost Museum)

A simples existência de vespas parasitoides já é o suficiente para fomentar o roteiro de um filme B de terror. Em seu processo normal de reprodução, o inseto põe ovos no interior da vítima, que eclodem, se alimentam de dentro para fora, e se transformam em uma vespa adulta. Mas o pior vem em seguida. Quando a maioridade chega, e está pronta para viver em liberdade, a vespa mastiga um túnel no corpo do hospedeiro, que encara uma morte horrível.

Leia mais:
+ Espécie de vespa empilha corpos de formigas venenosas em seus ninhos
+ Vespa Lucio Malfoy: inseto ganhou nome do personagem de Harry Potter


Quatro exemplares encontrados pela primeira e única vez em 1985 na Costa Rica extrapolam esse esquema de sobrevivência. Mantidas preservadas no Museu de História Natural de Londres, elas foram identificadas como sendo do gênero Dendrocerus, pelo padrão das asas e das antenas.

Uma característica específica, porém, chamou a atenção da pesquisadora Carolyn Trietsch, candidata a pós-doutorado no Museu Entomológico Frost, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA. Diferentemente de suas parentes mais próximas, a vespa costarriquenha tem uma série de espinhos enfileirados nas costas.

Close dos espinhos nas costas da Vespa. (Foto: Frost Museum)


Trietsch quis então entender o que eram esses espinhos. Acabou descrevendo uma nova espécie de vespa, publicada no Biodiversity Data Journal. A Dendrocerus scutellaris, como foi batizada, carrega mais diferenças das outras vespas parasitóides. Suas mandíbulas são achatadas, o que tornaria impossível mastigar o caminho que leva para fora de suas vítimas.

Segundo Trietsch, é aí que entram os espinhos. A vespa provavelmente utilizaria os espinhos como uma espécie de serra, esfregando-os no interior do hospedeiro, rompendo as entranhas do bicho para seguir sua vida ao ar livre.

Mas se você já está com pesadelos sobre a tenebrosa vespa, pode ficar tranquilo. Seu tamanho máximo é equivalente a um grão de arroz. É completamente inofensiva aos seres humanos. Algumas outras vespas parasitoides nos ajudam na produção de alimentos, já que entre suas vítimas se incluem os pulgões, uma das mais insistentes pragas da agricultura.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias