plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TECH

Tubarão raríssimo é encontrado em águas profundas de Taiwan

Restos de um tubarão víbora obtido nas águas do Havaí (Foto: Stephen M Kajiura/Reprodução) Durante um levantamento de rotina para estudo de peixes nas águas costeiras de Taiwan, uma equipe de pesquisadores do órgão local Fisheries Research Institute te

Restos de um tubarão víbora obtido nas águas do Havaí (Foto: Stephen M Kajiura / Reprodução)

Durante um levantamento de rotina para estudo de peixes nas águas costeiras de Taiwan, uma equipe de pesquisadores do órgão local Fisheries Research Institute teve uma grande surpresa. Retiraram do mar na região de Taitung cinco "tubarões víbora" (Trigonognathus kabeyai), espécie considerada raríssima.

Possui coloração negra, bioluminescência na barriga, olhos com aparência vitrificada, dentes finos e pontiagudos como agulhas, além de mandíbulas extensíveis para apanhar presas que tentam escapar. Possui tamanho que varia de 17 a 54 centímentos.

De acordo com o Taiwan News, quatro dos animais morreram instantaneamente ao serem retirados da água, mas um deles sobreviveu durante 24 horas. A criatura é tão rara que, após sua descoberta, em 1986, só foi avistada em poucas ocasiões, por isso não há dados suficientes para saber se ela está ameaçada de extinção.

Foi uma ótima oportunidade para que os especialistas estudassem melhor a espécie, que é bentopelágica, ou seja, vive e se alimenta nas águas profundas do oceano, a centenas de metros abaixo da superfície. A dieta consiste, principalmente, de restos de peixes e crustáceos que afundam até seu habitat.

Avistamentos do animal foram registrados em pontos nas costas do Havaí, Japão e Taiwan. Uma de suas características mais intrigantes, os órgãos que emitem luz, são típicos da família a que pertence, a dos tubarões-lanterna (Etmopteridae) — as estruturas bioluminescentes são chamadas de fotóforos.

Dois dos espécimes capturados pelos pesquisadores (Foto: Fisheries Research Institute / Divulgação)

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias