plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TECH

Google Street View coloca você dentro da Estação Espacial

Quem nunca usou o Google Street View para olhar a fachada da própria casa, visitar um lugar distante ou até rever pessoas queridas? A ferramenta do Google Maps agora também permite bisbilhotar cenários de outro mundo – literalmente. A novidade, divulgada

Quem nunca usou o Google Street View para olhar a fachada da própria casa, visitar um lugar distante ou até rever pessoas queridas? A ferramenta do Google Maps agora também permite bisbilhotar cenários de outro mundo – literalmente.

A novidade, divulgada pela Nasa, é que Estação Espacial Internacional, a ISS, agora faz parte do Google Maps e pode ser explorada pelo Google Street View.

Lá dentro, meia dúzia de astronautas de países parceiros orbita o planeta, fazendo a manutenção dos equipamentos e servindo como experimento vivo para novas descobertas sobre o efeito do espaço no corpo humano.

Agora, qualquer pessoa aqui da Terra tem a chance de explorar a ISS por dentro.

Mais do que um Street View normal, se trata quase de um museu virtual, com imagnes em 360º e botões clicáveis que levam de um cômodo para outro, além de revelar detalhes sobre cada local: o setor de higiene, o de exercício físico e, certamente o mais incrível, a Cupola

Este último módulo, que serve para o monitoramento de operações externas na ISS, permite uma visão incrível da Terra, com seis janelas laterais e uma grande escotilha circular.

A vista é grandiosa, mas o lugar é apertado, comportando apenas dois astronautas de cada vez.

Um dos desafios de fotografar a estação foi exatamente o fato de os ambientes serem apertados e frequentemente ocupados pelos astronautas, que trabalham doze horas por dia (sem esquecer, é claro, de tudo isso rolar em gravidade zero).

A captura das imagens foi feita por Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia, que passou o primeiro semestre de 2017 na ISS em parceria com o Google para criar o especial do Street View.

É claro que o Street View é associado ao Google Maps, então foi preciso escolher uma localização dentro da Terra para que ele pudesse ser acessado (infelizmente, o Google ainda não traçou um mapa em 2D do espaço próximo à Terra).

O local escolhido foi a Nasa – que, inclusive, possui outros Street Views interessantes, como visões internas de museus e prédios de pesquisa como o Johson Space Center.

Se você prefere visitar locais menos espaciais, pode visitar outros especiais 360 graus do Street View: acampamentos no Monte Everest, o Lago Ness e os principais sets de gravação da série Game of Thrones.

Este conteúdo foi publicado originalmente no site da Superinteressante.

Arquivado em:TECNOLOGIA

Fonte: Exame

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias