plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TECH

App traduz internet para linguagem de sinais

Um conjunto de ferramentas digitais amplia a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva a conteúdos online. É o aplicativo (app) Vlibras, que teve a nova versão lançada na última quinta-feira (5), em Brasília. O app faz a tradução de conteúdos di

Um conjunto de ferramentas digitais amplia a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva a conteúdos online. É o aplicativo (app) Vlibras, que teve a nova versão lançada na última quinta-feira (5), em Brasília. O app faz a tradução de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, por meio de um boneco (avatar) 3D.

As pessoas com deficiência auditiva podem selecionar textos e áudios e, com um clique, traduzir estes conteúdos para Libras. O sotware Vlibras possui uma série de ferramentas. Uma delas serve para a tradução de conteúdos de sites, áudios e textos para Libras e pode ser instalada em computadores, navegadores e celulares.

Outra ferramenta é a chamada WikiLibras, um sistema para correção e inclusão de novos sinais. Os deficientes auditivos podem, através da ferramenta, gravar um vídeo com um sinal, que será enviado para um programador reproduzir no avatar. Depois de reproduzido, o sinal passa pelo crivo de especialistas antes de ser validado e incluído no programa. O projeto, que vem sendo desenvolvido há 6 anos, surgiu quando uma jovem com deficiência auditiva passou no vestibular de Ciências da Computação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A partir do desafio de comunicação com ela, a ideia do pacote de programas foi sendo desenvolvida. Atualmente, o projeto é desenvolvido em parceria entre o Ministério do Planejamento, a UFPB e a Câmara dos Deputados. O conjunto de aplicativos está disponível para download gratuito na internet.

ESTATÍSTICA

De acordo com as estatísticas do Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência auditiva, o que representa 5% da população do país. Destes, cerca de 2 milhões possuem deficiência auditiva severa, 1,7 milhões têm grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdos.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias