plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Ladrões invadem universidade e fazem arrastão na UFPA

A preocupação dos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPa) vai além do final do semestre letivo e se concentra também na insegurança. Na noite da última sexta (1), a área do estacionamento do Instituto de Ciências de Educação do campus profissional f

A preocupação dos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPa) vai além do final do semestre letivo e se concentra também na insegurança. Na noite da última sexta (1), a área do estacionamento do Instituto de Ciências de Educação do campus profissional foi invadida por bandidos, que assaltaram vários alunos que festejavam a entrada de alunos calouros do curso de pedagogia da instituição.

Segundo os alunos, o fato aconteceu por volta das 20 horas quando o bando invadiu o espaço, após pularem as cercas que separam o campus do terminal dos ônibus. “Eles atacaram todo mundo que estava na festa, mas aproveitaram e foram até os blocos e assaltaram até professores”, disse Yasmin Loureiro, discente de direito.

Ainda segundo a discente, a insegurança é algo corriqueiro dentro da UFPa e em todos os campi. “Essa realidade acontece há muito tempo. É só consultar qualquer aluno que é possível encontrar um que tenha sido assaltado aqui dentro”, completou Yasmim Loureiro.

Para os estudantes, um dos motivos da insegurança na Universidade Federal do Pará, sobretudo à noite, se deve a pouca iluminação e a falta de policiamento. “A maioria dos blocos são escuros, então, quando os bandidos entram aqui é uma situação perfeita para eles atacarem. E, sem policiamento, pior ainda”, denunciou Kleber Rodrigues, aluno de pedagogia.

Mas, a insegurança não se limita à propriedade da UFPa. O terminal de ônibus que atende os alunos e moradores da área, também é ocupado pelos assaltantes. “A gente fica preocupada, porque quando eles não atacam dentro da UFPa o alvo é aqui no terminal”, declarou Paula Azevedo, aluna de ciências sociais.

Em nota oficial, a UFPa reconhece o caso de assalto ocorrido na última sexta, mas atribuiu o fato a um grupo de discentes que promovia uma atividade cultural, que atraiu grande público externo, sem comunicação prévia à Diretoria de Segurança da

UFPA. Notificada por outros membros da comunidade universitária já durante o evento, a Diretoria de Segurança compareceu ao local e solicitou aos discentes que encerrassem a atividade, o que ocorreu por volta de 21h00.

A UFPA está coletando as imagens das áreas referidas para encaminhá-las às autoridades policiais, com a solicitação de apuração dos fatos. Quanto à ocorrência de assaltos na área externa da UFPA, a instituição informa que já solicitou à Polícia Militar a extensão ao Portão 3 do Posto de Vigilância instalado no Portão 2 do Campus do Guamá.

(Alexandre Nascimento/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias