plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Expert em arrombar carro é preso pela sétima vez

“Ele é um especialista em arrombamento e furto a veículos. Eu fiquei perplexo ao constatar sobre como agia”. Foi assim que o delegado Alberto Teixeira, da Seccional da Sacramenta, descreveu Edwilson Peixoto Martins (ou Edmilson Peixoto Martins, nome pelo

“Ele é um especialista em arrombamento e furto a veículos. Eu fiquei perplexo ao constatar sobre como agia”. Foi assim que o delegado Alberto Teixeira, da Seccional da Sacramenta, descreveu Edwilson Peixoto Martins (ou Edmilson Peixoto Martins, nome pelo qual também já foi preso), de 50 anos, preso, ontem (28). Esta é a sétima vez em que ele foi autuado em flagrante por crime de roubo e furto, segundo o policial civil. Edmilson ou Edwilson pertence à classe média alta de Belém e por sua aparência e posses é alguém livre de qualquer suspeita, num primeiro momento, já que ele chegava de carro e bem vestido nos locais em que praticava seus crimes. Com ele a polícia apreendeu uma chave de fenda adulterada e própria para arrombar as portas dos carros e também um bastão de beisebol, usado para quebrar vidros e para-brisas.

Desta vez, Edwilson foi preso na Travessa Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo, mas o delegado acredita que ele também age em outras localidades no centro de Belém. O acusado vem sendo monitorado e investigado pelo delegado Alberto Teixeira há alguns dias. Desde a semana passada, por sinal, uma equipe tem observado “o trabalho” de Edmilson ou Edwilson na área que compreende a Djalma Dutra, a Rua Municipalidade e também a Rua do Una. É nestas vias que o acusado costumava chegar e estacionar o carro (um Siena, de cor prata), por volta das 15h, e ficar de tocaia para agir.

“Esta área fica próximo a um órgão público que funciona até 15h. Por ali trabalha um flanelinha que vigia os carros dos servidores”, disse o delegado Alberto. “Porém este flanelinha vai embora por volta das 15h, que é quando sai até o último trabalhador”, prosseguiu.

Edwilson, então, que já está rondando a área estaciona o carro e espera pelos estudantes e servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que chegam de carro para o turno da noite. “Geralmente, as vítimas são alunos da Uepa”, confirmou Teixeira. Ele não mexia em carros dos servidores públicos porque sabia do flanelinha e também da vigilância de policiais no prédio.

“Ele escolhe estacionar principalmente em quarteirões onde se têm muros extensos, que não contam com câmeras de monitoramento para registrar a ação dele (do acusado)”, ressaltou o delegado.

Uma das ações flagradas pelas equipes de Polícia foi do acusado simulando que o carro dele estaria no prego. “Com isso ele levantou o capô do carro e fingiu estar mexendo nas peças. Na verdade, o capô foi uma estratégia que ele adotou como barreira para impedir que populares o vissem arrombar o carro que estava estacionado atrás do carro dele”, relatou o delegado.

“Quem passava por ali não ia desconfiar de alguém bem vestido e mexendo num carro relativamente novo, que estaria no prego”, observou Alberto Teixeira.

Acusado disse que é trabalhador

Mesmo com uma ficha criminal considerável, e tendo sido preso em flagrante, Edwilson ou Edmilson Peixoto, 50, negou que tenha cometido os crimes. “Eu sou trabalhador”, disse para equipe de reportagem. Estas foram as únicas palavras ditas por ele, que não respondeu aos questionamentos sobre com o que trabalhava e também sobre as suas outras 6 prisões em flagrantes anteriores.

Com a cabeça baixa, tentou se esconder atrás de outros processos que estavam na mesa do delegado Alberto Teixeira. “Ele não é um criminoso comum”, frisou o delegado. “Ele agia com conhecimento sobre como arrombar os veículos sem disparar os alarmes ou levantar qualquer suspeita”, completou o delegado que vai investigar se o acusado costumava praticar crimes em outras áreas no centro da cidade.

(Denilson D'almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias