plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AUTO DICAS

Saiba como cuidar da injeção eletrônica do seu veículo na nova coluna do DOL

Quem tem veículo sabe que, mesmo tomando as devidas precauções, ainda podem surgir problemas. Porém, nem todos os motoristas estão preparados para enfrentá-los, ou ao menos identificá-los. Mas algo é certo: nunca devemos ignorar os sinais emitidos pelo v

Imagem ilustrativa da notícia Saiba como cuidar da injeção eletrônica do seu veículo na nova coluna do DOL

Quem tem veículo sabe que, mesmo tomando as devidas precauções, ainda podem surgir problemas. Porém, nem todos os motoristas estão preparados para enfrentá-los, ou ao menos identificá-los.

Mas algo é certo: nunca devemos ignorar os sinais emitidos pelo veículo. E a não verificação de um aviso pode gerar graves problemas no futuro.

Pensando nisso, o AUTO DICAS preparou uma matéria sobre a Injeção Eletrônica, sistema de fundamental importância para todo veiculo. Vamos dar dicas que irão te ajudar a tirar muitas dúvidas e evitar possíveis problemas.

Injeção Eletrônica

A injeção controla a entrada de combustível e de ar no motor. Ela também faz parte do sistema de combustão, que produz a energia do veículo.

Injeção Eletrônica – Sua função

Todo o sistema trabalha para gerir o consumo adequado de combustível para uma quantidade de ar, de modo que a combustão ocorra perfeitamente.

Portanto, também é função desse sistema regular a emissão de gases poluentes, uma vez que esse ajuste tem relação com o consumo reduzido de combustível. Nesse sentido, a injeção eletrônica proporciona mais rendimento ao motor e, consequentemente, mais economia.

Injeção Eletrônica – O funcionamento

Quando você gira a chave de ignição, a central de injeção eletrônica é acionada. Nesse momento, todas as luzes do painel se acendem e rapidamente se apagam.

A injeção eletrônica é responsável por abrir a válvula que libera o combustível para os cilindros, onde ocorre a compressão do oxigênio e a queima do combustível.

O ideal é que o processo aconteça perfeitamente, mas é possível que ele seja afetado por algum defeito, que por sua vez acionará o comando de advertência do painel.

Sendo assim, você tem tempo de identificar o problema antes dele ser agravado e, se necessário, levar o veículo até uma oficina para avaliação.

Normalmente, os problemas são solucionáveis, mas é preciso atenção do condutor para detectá-los o quanto antes.

Veja abaixo um infográfico que preparamos para que você possa saber identificar os problemas mais comuns da Injeção Eletrônica.

Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa?

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que uma falha na injeção eletrônica faz o veículo parar. Logo, se ele continua se movimentando, é porque não há nada de errado. Mas não é bem assim!

Como falamos antes, é imprescindível que o motorista leve o veículo até um mecânico o quanto antes, caso a luz da injeção eletrônica acenda ou fique piscando.

Pois, caso o problema não seja resolvido rapidamente, é possível que um defeito pequeno acabe se tornando bem maior.

E não precisamos lembrar que isso gera mais custo para o proprietário do veículo e mais tempo para ser feito o reparo e a substituição de peças.

Vale salientar que o mau funcionamento de peças simples e baratas como cabos e velas pode estragar peças mais caras como sensores, atuadores e a própria central eletrônica.

Sem dizer que problemas na injeção eletrônica resultam até em crises de stress, já que às vezes o motorista precisa ficar acelerando o tempo todo para o veículo não “morrer” no meio do trânsito, por exemplo.

Uma medida simples e que só traz benefícios é manter em dia os cuidados com o filtro de combustível, que ajuda na redução do consumo e evita danos ao sistema de injeção eletrônica e a outros componentes do motor. O filtro de combustível retém partículas de sujeira como pó, ferrugem e resíduos do tanque, evitando danos aos bicos injetores e protegendo os bicos de injeção, que são peças muito sensíveis.

Aliás, os bicos injetores, assim como outros itens da injeção eletrônica, necessitam de manutenção periódica. A limpeza é necessária em razão das impurezas do combustível e que nem sempre ficam retidas nos filtros.

É bem mais barato limpar os bicos injetores do que trocá-los. A troca dos bicos injetores só deve acontecer quando eles realmente apresentarem problemas e mau funcionamento.

Por isso, não perca tempo e leve seu veículo até o mecânico, mesmo que a luz já tenha apagado e não tenha voltado a acender.

Como se costuma dizer, “seguro morreu de velho”.

Com certeza, perder alguns minutos passando um scanner no carro pode lhe poupar bastante dinheiro depois. Veja o que diz o profissional da área sobre esse problema.

Pronto! Agora você já está preparado e, quando a luz da injeção eletrônica acender no painel do seu veiculo, não perca tempo, leve-o a um mecânico da sua confiança o quanto antes.

Texto, Arte e Edição de Vídeo: Demax Silva
Coordenação: Gustavo Dutra

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias