plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Comando Militar do Norte comemora seis anos

O Comando Militar do Norte (CMN) comemora na próxima quarta-feira (26) seis anos de atividade em Belém. Por conta disso, uma programação com desfile de frota, condecorações e hasteamento da bandeira ocorreu na manhã de ontem, na Praça da Bandeira. O mais

O Comando Militar do Norte (CMN) comemora na próxima quarta-feira (26) seis anos de atividade em Belém. Por conta disso, uma programação com desfile de frota, condecorações e hasteamento da bandeira ocorreu na manhã de ontem, na Praça da Bandeira.

O mais novo Comando Militar da Área do Brasil foi criado para aumentar a capacidade operacional, o gerenciamento administrativo e proporcionar melhores condições de emprego do Exército Brasileiro. É responsável pelas atividades da Força Terrestre nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e norte do Tocantins. “Temos a grande honra e satisfação de comemorarmos seis anos do Comando Militar do Norte”, disse o comandante Militar do Norte, general de Exército Paulo Sérgio de Oliveira, que liderou a cerimônia de comemoração.

O general fez questão de explicar o contexto de criação do CMN que tem sede em Belém. “O comandante da Força resolveu dividir territorialmente a região Amazônica em ocidental e oriental. Para a primeira, ficou o já existente Comando Militar da Amazônia e reduziu sua área de responsabilidade ficando com os estados do Acre e Rondônia, Roraima e Amazonas. E para fazer frente a Amazônia Oriental, criou-se o CMN, com sede em Belém”, detalhou.

Paulo Sérgio de Oliveira cita importantes desafios do CMN. “´É responsável por cerca de 20% da área do país tendo quase dois mil quilômetros de fronteiras terrestres, com a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa. Somado a isso, essa área reúne um rico patrimônio ambiental composto por inúmeras reservas minerais”, enumerou.

O CMN integra, no total, 30 organizações militares e oito Tiros de Guerra, totalizando cerca de dez mil homens e mulheres. “Com essa nova organização, continua cumprindo a sua missão constitucional, lado a lado com a sociedade, sempre buscando cooperar com o desenvolvimento da região por meio de suas ações subsidiárias, por essa razão, o nosso lema é defender e proteger a Amazônia Oriental”, finalizou o general.

(Alexandra Cavalcanti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias