plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Hemopa lança campanha junina para abastecer seu banco de sangue

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realiza a campanha "Junho Solidário - No arraiá do Hemopa tem festa e doação de sangue". A campanha inicia no próximo sábado (8) e se estenderá até o dia 14 deste mês, com o intuito de reforç

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realiza a campanha "Junho Solidário - No arraiá do Hemopa tem festa e doação de sangue". A campanha inicia no próximo sábado (8) e se estenderá até o dia 14 deste mês, com o intuito de reforçar o banco de sangue e garantir assistência integral às demandas transfusionais da rede hospitalar pública e privada do Estado, que atualmente é formada com mais de 200 hospitais de baixa, média e alta complexidade.

A meta de coleta na abertura da ação estratégica será de 400 doações de sangue. O evento acontecerá no pátio frontal do Hemocentro e contará com parceria de várias instituições públicas e privadas. Haverá ainda apresentação de danças folclóricas por alunos de escolas que fazem parte do projeto "Doador do Futuro", Arrastão do Boi Pavulagem, oficina de customização de camisetas da campanha (em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama); e doação de sangue de voluntários do projeto "Caravana Solidária".

De 10 a 14 de junho, a meta diária de coleta será de 250 doações de sangue.

A campanha "Junho Solidário" vai absorver várias datas comemorativas do período, entre eles, o Dia Mundial do Doador de Sangue, festejado dia 14, além da adesão do Hemocentro paraense ao movimento nacional de "Junho Vermelho" para homenagear dos doadores voluntários de sangue e incentivar o ato solidário em quem ainda não efetivou esse ato de generosidade com o próximo.

Junho Vermelho

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Ainda segundo o MS, no Brasil, a doação de sangue é maior entre jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, representando 42% dos doadores. Em Belém, o percentual desse segmento é de 48%. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente e 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país.

Importância da doação de sangue

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. A penas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Hemorrede paraense

Formada pelos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; Hemonúclos de Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Capanema; além de 44 Agências Transfusionais (AT). A campanha junina está sendo realizada por todas as unidades com exceção das AT´s.

Para doar sangue

É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias