plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

O que fazer quando a criança engasga? Veja os procedimentos!

O engasgo de uma criança pode causar traumas para os familiares quanto para a própria vítima devido o grande susto que se não tiver o socorro urgente pode levar até mesmo a morte. O epsódio é considerado uma emergência, e em casos graves, pode deixar a cr

O engasgo de uma criança pode causar traumas para os familiares quanto para a própria vítima devido o grande susto que se não tiver o socorro urgente pode levar até mesmo a morte. O epsódio é considerado uma emergência, e em casos graves, pode deixar a criança inconsciente por um tempo.

Este foi o caso da pequena Maria Alice, uma bebê de 8 meses que foi salva em Mosqueiro, na tarde de ontem (23) pelo sargento Jorge Macêdo, policial rodoviário estadual do Pará.

A bebê sofreu uma convulsão na tarde da última quinta-feira (23), e o salvamento emocionou a todos.

A mãe da criança, Samara Silva, fez um relato emocionante ao DOL e revelou os momentos de desespero que viveu e a alegria de ver a filha sobreviver.

ENGASGO

O engasgo é uma manifestação do organismo para tentar expelir alimento ou objeto que muita das vezes vai por um “caminho errado”, no momento da deglutição (ato de engolir). A laringe funciona como uma válvula que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago.

Em casos em que o mecanismo não funciona corretamente é preciso ficar atento para saber como agir. Saiba mais!

Crianças de até 1 ano

1. Segure-a (de bruços) com o rosto voltado para baixo e com a cabeça mais baixa que o tórax;

2. Cuidado ao apoiar a cabeça, sustente-a firmemente com seu antebraço;

3. Aplique cinco golpes energéticos no meio das costas (usando o punho da mão com os dedos estendidos);

4. Vire a criança (de barriga para cima) firmemente apoiando sua cabeça e a mantendo mais baixa que o corpo;

5. Observe se ocorreu a saída do objeto, caso contrário aplique cinco compressões rápidas no tórax (utilize três dedos para aplicar as compressões no meio do tórax, entre a linha dos mamilos);

6. Se esse procedimento não expulsou o objeto, peça ajuda e acione o serviço de emergência (SAMU 192);

7. Repita os procedimentos acima até a chegada do serviço de emergência.

Crianças maiores de 1 ano

1. Ao reconhecer um engasgo, posicione-se atrás da criança de joelhos e atrás do adolescente ou adulto de pé - é preciso ficar na mesma altura;

2. Abrace o tronco da criança envolvendo-o com os dois braços;

3. Feche uma das mãos e coloque a parte plana (onde está o polegar) na “boca do estômago”, que fica logo acima do umbigo;

4. Segure o punho com a outra mão e realize cinco compressões rápidas (apertando para dentro e para cima);

5. Encoraje a criança a tossir (se ela conseguir durante a manobra);

6. Após realizar a manobra ao menos duas vezes e perceber que o objeto não saiu, ou que a criança apresenta-se pálida, com lábios arroxeados, acione a emergência (SAMU 192) e continue a manobra até a chegada do socorro ou até que a criança esteja inconsciente.

Vale ressaltar que o reflexo que muitos pais têm na hora do engasgo é enfiar o dedo na garganta da criança para tentar retirar o objeto entalado, mas isso pode atrapalhar.

Dicas para prevenir engasgos

- Procure deixar a criança comer sentada.

- Quando há crianças de faixas etárias diferentes à mesa, é preciso ficar de olho! O menor pode pegar uma comida diferente do prato do maior, ou algum pedaço grande demais e assim acontecer o acidente.

- É importante ensinar a criança a mastigar antes de engolir, assim como criar um ambiente de tranquilidade na hora das refeições.

- Deixe o bebê sentado por pelo menos 1 hora e meia depois da mamada. Eles devem ficar inclinados em um ângulo de 30° para evitar o refluxo.

- Não force a alimentação da criança. Nada de ficar perseguindo o seu filho com o prato de comida nas mãos, querendo enfiar uma colherada de comida na boca dele.

- Se a criança engasga com frequência, vale verificar se ela não apresenta nenhum outro problema, como refluxo gastroesofágico.

- Crianças menores, só ofereça talos de vegetais cozidos, pois são mais macios e facilita no momento da mastigação.

- Nunca deixe a criança comendo sozinha. Sempre esteja próximo e atento.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias