plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
PARÁ

Pará lidera coleta de leite humano no Norte em 2019

Quando o assunto é doação de leite humano no Norte, o Pará dá exemplo. Isso porque o estado foi o que mais coletou em toda a região, nos primeiros quatro meses deste ano. No período, foram mais de 1,2 mil litros – segundo a Rede Brasileira de Bancos de Le

Quando o assunto é doação de leite humano no Norte, o Pará dá exemplo. Isso porque o estado foi o que mais coletou em toda a região, nos primeiros quatro meses deste ano. No período, foram mais de 1,2 mil litros – segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Toda essa quantidade veio de mil e duzentas doadoras. Com a boa ação, essas mães ajudaram a nutrir e salvar mil e oitocentos bebês prematuros, de baixo peso ou portadores de doenças, internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais no estado.

Um exemplo de mamãe doadora é a administradora de empresas Bruna Rodrigues, de 30 anos. Por mais de um ano, ela, que mora em Belém, doou leite na Fundação Santa Casa do Pará.

“Embora eu tivesse a vontade de doar, eu tinha medo da burocracia, se eu tivesse que me mobilizar daqui de casa e tudo mais. Mas foi tudo muito tranquilo. Eu fiz a ligação num dia e, no dia seguinte,a equipe do Corpo de Bombeiros já estava em casa com o frasco para disponibilizar. E a pessoa que foi fez toda a orientação de como fazer a coleta”, conta.

No último domingo (19), foi celebrado o Dia Nacional da Doação de Leite Humano. A ideia é mobilizar a população e as mulheres que amamentam para a importância deste ato. Isso porque autoridades de saúde avaliam que o número de doações ainda é baixo em relação à demanda. Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade de leite humano coletado em todo o Brasil foi de 186 mil litros, em 2018. Esse volume representa 55% da real demanda por leite humano no Brasil.

Em toda a região Norte, três mil e trezentos litros de leite materno foram distribuídos, entre janeiro a abril de 2019. A quantidade é um pouco maior do que o coletado, no mesmo período, apenas em Pernambuco – três mil e duzentos litros.

Esse cenário reforça a importância da doação. A coordenadora do Banco de Leite Humano da Fundação da Santa Casa do Pará, Cynara Souza, explica como funciona o apoio da unidade para as mães fazerem a doação.

“O banco de leite humano disponibiliza frascos estéreis, touca e máscara. O quantitativo de frascos quem diz é a doadora. Ela não precisa higienizar esse material. Basta que faça a higiene das mãos e mamas, retire o seu leite e armazene no congelador. Ela não precisa sair de casa para pegar o material e para deixar a sua doação no banco de leite humano”, explica.

Então, mãe, você ouviu o exemplo da Bruna, que doou por mais de um ano, e a orientação da coordenadora Cynara. Se você, que estiver grávida ou já deu à luz, e tiver mais dúvidas sobre a doação de leite materno, procure o banco de leite humano mais próximo de casa.

Para ajudar recém-nascidos, basta entrar em contato com a unidade de referência no estado – o Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará, em Belém. O número é (91) 4009-2274. Repetindo: (91) 4009-2274. Além deste ponto de coleta, o Pará possui mais quatro bancos de leite humano, em Marituba, Bragança e Marabá.

(Agência do Rádio)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias