plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Fezes na parede e espelho quebrado: banheiro de cinema em Belém é alvo de vandalismo

Próximo de completar 33 anos, o banheiro feminino do Cine Líbero Luxardo foi alvo de vandalismo na noite da última quarta-feira (22). O autor do ato criminoso ainda não foi identificado. A denúncia partiu de uma publicação nas redes sociais em que um dos

Próximo de completar 33 anos, o banheiro feminino do Cine Líbero Luxardo foi alvo de vandalismo na noite da última quarta-feira (22). O autor do ato criminoso ainda não foi identificado. A denúncia partiu de uma publicação nas redes sociais em que um dos servidores da casa faz um longo desabafo a respeito.

De acordo com a publicação, além de defecar no cesto de lixo, espalhar as fezes no chão, nas paredes e ao redor do vaso sanitário, o autor do ato criminoso quebrou também o espelho do banheiro.

“Em dez anos de casa nunca tínhamos nos deparado com tal grau de bestialidade e vontade de destruição. Saber disso, me causou um pesar enorme, e muita tristeza. Todos sabem o meu grau de admiração e respeito pelo Cine Líbero Luxardo, e quando fatos assim ocorrem contra sua constituição física, sobretudo, é como se estivessem a golpear a cada um de nós, servidores desse lugar e a tudo o que ele representa”, diz o relator que, ao mesmo tempo em que não se limita a elogiar os recursos conquistados no Cine Líbero com muito trabalho, lista outros casos de depredação pública.

“Já picharam FORA DILMA! FORA PT! FORA TEMER! FORA BOZO! Já quebraram vasos e válvulas de pias e mictórios; quase sempre urinam fora do vaso (o que atesta a mira ruim de alguns meninos), e deixam as torneiras abertas; já flagramos cenas de sexo juvenil, enfim... mas, gente, cagar e espalhar merda e quebrar espelho?! É muito triste! É muita raiva! É muito ódio, desproporcional, contra um lugar, uma ideia, um trabalho, um bem!”, complementa.

“Tratem desse espaço, e de tantos outros nesse Brasil de meu Deus,como algo seu, como se fosse um parente amável de sua família, um amigo; como se um bem patrimonial, que seja, e que após você fazer uso o pensamento bussolar que movimente suas ações seja aquele, muito digno, de que mais pessoas poderão e deverão fazer uso daquele mesmo lugar, daqueles mesmos serviços, com as mesmas condições de uso às que nós, como cidadãos, tivemos acesso”, finaliza.

A Fundação Cultural do Pará (FCP) disse que foi com surpresa e consternação que se deparou com o episódio de vandalismo. "Infelizmente, não há muitas medidas de ordem prática que possam ser adotadas. Possuímos uma eficiente equipe de segurança, mas um caso específico como esse escapa das ações de imediata aplicação por parte dos vigilantes. A busca por um culpado teria alcance limitado e inconclusivo, com base apenas nas imagens das câmeras do hall externo. Da mesma maneira, não é possível implementar nenhum tipo de monitoramento interno nos banheiros, nem mesmo com a presença de seguranças dentro destes espaços - ou estaríamos sob o risco de invadir a privacidade e até mesmo expor nossos usuários a um dano maior", esclareceu, em nota.

"Entendemos que qualquer medida extrema, em vista de punir um agente isolado, seria desrespeitosa com todas as pessoas que frequentam nossa sala com afeto e interesse genuíno pela sétima arte. Seguiremos zelando pela preservação do Cine Líbero Luxardo - um espaço histórico, que apresenta uma alternativa fora do circuito comercial, com programações gratuitas ou a preços acessíveis à população. Um lugar de resistência e democratização cultural como este merece o carinho e cuidado de toda a sociedade, e a FCP reforça seu compromisso em atuar na conscientização desse papel", completou.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias