plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Projeto da UFRA promove atividades socioambientais e educativas em Barcarena

Estimular, educar e sensibilizar crianças, jovens e adultos para questões ambientais e de cidadania, incentivar a integração entre homem e natureza, promover a inclusão de pessoas com deficiência e, ainda, gerar renda para a comunidade: estes são os princ

Estimular, educar e sensibilizar crianças, jovens e adultos para questões ambientais e de cidadania, incentivar a integração entre homem e natureza, promover a inclusão de pessoas com deficiência e, ainda, gerar renda para a comunidade: estes são os principais objetivos do projeto “Educação Ecoeficiente: Sociedade, Meio Ambiente e Sustentabilidade”. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Instituto de Ciências Agrárias e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar), no município de Barcarena (PA).

Em atividade desde 2014, o projeto beneficiou, direta ou indiretamente, mais de 10 mil pessoas somente no ano de 2018, e mais de 7 mil pessoas em 2017. Em parceria com a empresa Navegações Unidas Tapajós (Unitapajós), as ações são desenvolvidas no distrito de Vila dos Cabanos e em escolas das comunidades de Fazendinha, Jesus de Nazaré e Vila de Itupanema. O projeto também promove atividades junto a 55 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barcarena.

O coordenador geral, Professor Mário Lopes, explica que o projeto possui três frentes de trabalho: ambiental, social e educacional. Entre as atividades estão: palestras, oficinas, trilhas ecológicas, produção e distribuição de mudas frutíferas, madeireiras e ornamentais, reutilização de resíduos sólidos, como pneus, garrafas e vidros, para produção de artesanato, implantação de hortas nas escolas, discussões sobre cidadania e palestras sobre educação sexual, preservação da fauna e flora e alimentação saudável. “Fazemos ações semanais nas escolas, além de treinamento e capacitação de alunos dos ensinos fundamental e médio para atuar no próprio projeto. Este ano iniciaremos, ainda, uma capacitação focada nas questões ambientais e temos planos de implementar um programa de reforço escolar com estudantes do ensino médio”, afirma o coordenador.

O “Educação Ecoeficiente” realiza atividades semanais e conta com a colaboração de professores, técnicos e alunos da Ufra, estagiários das escolas da região e professores da APAE. A Professora Vânia Melo, coordenadora das ações de inclusão, conta que os usuários da APAE atendidos pelo projeto têm entre 16 e 57 anos. Segundo ela, a iniciativa tem apresentado resultados terapêuticos positivos junto a essas pessoas com deficiência intelectual, por meio de atividades como cultivo de plantas, jardinagem, paisagismo, pintura, fabricação de brinquedos a partir de materiais reciclados e trabalhos com argila.

Foto: Reprodução

“Os praticantes resgatam a autoestima, diminuem a solidão e a ansiedade e são estimulados a socializar. Além disso, o projeto também promove a geração de renda, uma vez que os praticantes levam os produtos produzidos nas oficinas para vender na feira itinerante, realizada também pelo projeto”, afirma. As ações buscam também a interação com a natureza, “estimulando uma reflexão e a tomada de atitudes ecológicas, tanto por parte dos docentes quanto dos usuários da APAE no meio em que estão inseridos”, explica a professora da Ufra.

Além do lado emocional, as atividades trazem benefícios físicos e cognitivos: “na parte cognitiva, estimula concentração, responsabilidade, facilita a expressão de sentimentos, motiva e melhora a capacidade de comunicação; e no lado físico, melhora a capacidade motora e sensorial, diminuindo os níveis de estresse”, enumera. Além disso, a prática é capaz de promover o alívio de dores. O projeto também busca incluir os familiares dos usuários através de alimentação saudável, promovendo melhorias na qualidade alimentar de toda a família.

Para Bréssia Marlísia, diretora da APAE Barcarena, trata-se de um projeto que oferece um retorno positivo para toda a comunidade. “Falar do que tem sido feito no decorrer destes anos todos é uma grande satisfação para nós e, de todas as palavras e sentimentos que podemos pensar, a mais intensa e latente é ‘gratidão’”, diz.

As atividades do Projeto Educação Ecoeficiente com usuários da APAE são realizadas todas as sextas-feiras, sendo abertas a todos os participantes da Associação a partir dos 16 anos. As atividades ocorrem tanto na APAE quanto no Centro de Educação Ambiental da Empresa Unitapajós.

(Com informações da Assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias