plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Troféu Estrela Azul: vencedores serão conhecidos esta semana

O público em geral e os proprietários de 114 estabelecimentos gastronômicos de Belém e 7 chefs de cozinha estão na expectativa por conhecer quem serão os grandes vencedores da 3ª edição do Troféu Estrela Azul, que este ano acontecerá neste dia 22 numa gra

O público em geral e os proprietários de 114 estabelecimentos gastronômicos de Belém e 7 chefs de cozinha estão na expectativa por conhecer quem serão os grandes vencedores da 3ª edição do Troféu Estrela Azul, que este ano acontecerá neste dia 22 numa grande festa que será realizada na Fábrica 242, no bairro da Campina.

A entrega do troféu coroa mais uma edição do projeto “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia” iniciado em março passado, quando 16 personalidades da capital paraense – entre jornalistas, advogados e outros profissionais liberais- escolheram os melhores estabelecimentos do setor gastronômico de Belém.

O projeto foi criado em 2014 com o objetivo de oferecer um guia sobre os espaços e experiências culinárias de Belém, para estimular a integração de moradores e visitantes com a cidade e suas atrações.

Em seguida foi elaborado um ranking gastronômico, onde os jurados, de acordo com seu gosto pessoal, indicam seus estabelecimentos favoritos em 20 categorias, que vão de hambúrguer a açaí, italiano e japonês, além de peixaria e sorvete, entre outras. A ação também vai apontar o melhor chef de cozinha de Belém. Este ano 7 profissionais concorrem ao troféu.

Os estabelecimentos finalistas foram divulgados em cinco fascículos encartados gratuitamente no DIÁRIO nos dias 24 e 31/03 e 07; 14 e 21/04. Os internautas também puderam votar em espaço exclusivo no DOL.

Após a entrega do troféu será lançado o guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2019” com informações de todos os estabelecimentos indicados pelos jurados e um destaque especial para o campeão de cada categoria, revelando um pouco de sua trajetória.

Fechando o ano e o projeto com chave de ouro no segundo semestre, geralmente nos meses de outubro e novembro, restaurantes premiados com o Troféu Estrela Azul participam do “Festival Estrela Azul”, no qual ofertam um cardápio desenvolvido por seus chefs exclusivamente para o festival.

O menu é composto por entrada, prato principal e sobremesa a um preço bastante acessível, permitindo que muitas pessoas conheçam o que de melhor é produzido na culinária local. Ano passado o preço do menu em cada restaurante era de apenas R$ 49,90.

Jader Filho, diretor-presidente do Grupo RBA, ressalta que o projeto “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia” é um sucesso porque movimenta o setor durante todo o ano. “Começamos com os jurados escolhendo os melhores chefs e estabelecimentos, que em seguida são encartados no jornal nos meses de março e abril. Agora em maio temos a premiação com o Troféu Estrela Azul. Já no segundo semestre temos o Festival Estrela Azul”, diz. “Isso movimenta o setor durante os 12 meses do ano”, observa.

Para Jader o Pará possui a melhor gastronomia do Brasil, formando chefs de cozinha de gabarito internacional. E o setor necessita sempre estar em evidência. “O DIÁRIO vem cumprindo o seu papel desde 2014 com o Passaporte Belém, que se transformou num case de sucesso pela população e pelo setor de gastronomia do Pará, que aguarda ansiosamente pelo projeto a cada ano”, destaca.

Receberão o Troféu Estrela Azul os primeiros colocados de cada uma das 20 categorias. Os segundos e terceiros colocados recebem certificados e todos os finalistas receberão um selo de participação. A posição de cada participante no ranking só será revelada na hora da premiação.

Premiação enaltece a gastronomia do Pará

Ricardo Lucas, proprietário da pizzaria A Forneria, já participa do projeto desde a primeira edição e o restaurante foi o grande vencedor da edição de 2018, sendo escolhida como a melhor pizzaria. Para ele o troféu é um importante instrumento fomentador do setor de alimentação do Estado e da culinária regional, beneficiando tanto o público quanto os restaurantes.

“A premiação põe em evidência o melhor da culinária local, gerando curiosidade e, consequentemente, público, fazendo também com que os restaurantes procurem se empenhar em trabalhar cada vez melhor. Iniciativas como essa devem ser sempre apoiadas por todos e o jornal DIÁRIO DO PARÁ merece nossos parabéns por sempre inovar”, diz.

Lívia Meira, proprietária do restaurante Mango, eleito na última edição como o melhor restaurante saudável de Belém, diz que o estabelecimento concorre este ano pela terceira vez, sendo campeão por duas vezes.

“É uma premiação superpositiva que serve para dar maior visibilidade à nossa rica gastronomia. Em novembro passado, quando fizemos o prato especialmente para o Festival Estrela Azul, sentimos um grande aumento em nosso movimento e, consequentemente, no faturamento. Estamos felizes de estar concorrendo mais uma vez na categoria do melhor saudável”.

Nazareno Alves da Silva, proprietário do restaurante Point do Açaí, que ganhou o troféu ano passado pelo melhor açaí comercializado na cidade, recebeu com euforia a notícia de que é mais uma vez finalista.

“Essa premiação é muito importante porque reconhece e premia todo o nosso esforço em promover a gastronomia regional. A cada ano que passa o reconhecimento a esse troféu cresce. Parabéns ao DIÁRIO !”.

A maioria dos indicados ao Troféu Estrela Azul é associada à Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes Secção Pará (Abrasel-PA). Rosane Oliveira, que preside a entidade no Estado, diz que todo e qualquer processo que enalteça e divulgue a culinária de cada Estado é muito louvável. “Esse tipo de premiação aquece e movimenta o setor, gera empregos e incentiva nossos chefs a superarem para serem indicados’, ressalta.

Confira os indicados 2019:

AÇAÍ

Açaí da Emília

Açaí do Alonso

Açaí do Francisco

Barraca do Açaí Box 47 - Feira da 25

Casa do Açaí

Iaçá

Point do Açaí

BAR

Bar do Parque

Bistrô & Boteco

Black Dog

Cosanostra

El Patron

Hoppy Pig

Studio Pub

Tio Armênio

CHURRASCARIA

Boi D’Ouro

Boi Novo

Campeira Grill

Confraria Tucuruvi

The Premium Steaks

DOCE

Amor aos Pedaços

Amorosa

Chez Nous

Conci Bolos

Sweet by Bebel Lima

Dèlice - Vanessa Alencar

Doux du Jour

James Brownie

Mia Cucina

Tia Maria

Vanilla Doceria

HAMBURGUERIA

Hamburgueria do Alemão

Jack Garage

Porpino Burger

The Dog

INTERNACIONAL

Avenida

Emporium Belém

Manjar das Garças

Santa Chicória

ITALIANO

Cantina Italiana

Famiglia Sicília

Famiglia Trattoria Sicília

JAPONÊS

Hakata

K Sushi

Midori Sushi

Ô Sushi

Sushi Bar Kahori

Sushi Ruy Barbosa

PADARIA

Armazém 25

DeliCidade

Nossa Padoca

Sagres

PEIXARIA

Avuado

Moquém

Peixaria do Gugu

Remanso do Peixe

PETISCO DE BOTECO

Amazon Beer

Boteco Arsenal

Boteco do Camarão

Caranguejo do Edu

Veropinha

PIZZARIA

A Forneria

Cia Paulista de Pizza

Disco Pizza

Mamma Emma

Pizza Hut

Pizzalôca

Xícara da Silva

POPULAR

Bar da Alzira

Bar Dois Irmãos

Barraca da Lúcia

Casa do Caldo

Comida da Mamãe

Govinda

Lanche do Sírio

Largo da Palmeira

Pomme D’Or

Retiro da Sé

Toca 33 (no Clube do Remo)

Sabor Especial

REGIONAL

Beto Salomão

Brasileirinho

Lá em Casa

Na Maré

Olho de Boto

Soprano Restô

Remanso do Bosque

SALGADO

A Portinha

Alegria de Comer

Armazém Belém

Esfiharia Hassan

Unha da Conselheiro

Etti Mariqueti

SAUDÁVEL

Grão

Mango

Santa Orgânica

Viva+ Delivery

SORVETE

Cairu

Ice Bode

Maioca

San Paolo

Sorveteria Santa Clara

Tai Tai Sorvete Tailandês

TACACÁ

Tacacá da Elaine

Tacacá da Francisca

Tacacá do Colégio Nazaré (Dona Maria)

Tacacá do Quincas

Tacacá do Renato

Tomaz Culinária do Pará

Tacacá 474

VINHO

Adega das Onze

Decanter

Don Vino

Grand Cru

MELHOR CHEF

Ângela Sicília

Daniela Martins

Fábio Sicília

Jonas Moreira

Júlio César

Paulo Anijar

Thiago Castanho

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias